quinta-feira, 10 de novembro de 2011

HORTELÃ PIMENTA - REFRESCO PARA O CORPO E PARA A MENTE



Hoje deixarei uma receitinha para que aproveitem esse calor com muita alegria e um frescor de banho recém tomado.

Outro dia, com esse mesmo tempo, sol forte, sem vento, um calor de deixar o corpo molinho e nem conseguir pensar, resolvi fazer um refresco aromaterápico.

Em um spray de 30ml coloquei:

1 gota de Óleo essencial de hortelã pimenta
5ml de álcool de cereais
15ml de água gelada

Resultado:

O calor se foi imediatamente, parecia que tinha tomado um banho fresco e estava novinha em folha.

O Hortelã pimenta refresca, mas é forte para a pele se passado diretamente, algumas pessoas podem manifestar irritações cutânea, e por ser um óleo essencial intenso e forte, tem que ser colocado em pouca quantidade. As propriedades do Hortelã pimenta ajudam não somente a refrescar, mas a clarear a mente inquieta de muitos pensamentos, trazendo mais clareza ao que se quer dizer ou expressar e é fato.

O frescor que este óleo essencial traz a mente, também é levado ao corpo, pois ele refresca no calor e aquece no inverno. É como um termostato que mantém o corpo em temperatura ideal.

Também ajuda no sistema digestivo, pois é um carminativo e abre o apetite, por isso, quem faz dieta tem que tomar um pouco de cuidado, sem exagero. Eu amo hortelã, seja na comida, seja no ambiente, de qualquer forma é muito bom!

Existem as precauções com relação ao Hortelã Pimenta:

- Cuidado com a dosagem, pois pode causar irritações (já citado acima).
- Evitar o uso em mulheres grávidas.
- Evitar o uso com pessoas hipertensas.
- Evitar o uso quando está sob medicamento homeopático.
- Evitar o uso em pessoas que têm diagnostico de epilepsia.
- Cuidado com pessoas que tenham histórico de cardiopatia.

Para saber como usar bem qualquer óleo essencial, consulte sempre um profissional da área de sua confiança.

Essa semana, uma amiga queria dicas de como usar os óleos essenciais com seus clientes. Geralmente uso uma sinergia de litsea cubeba com lavanda e bergamota para que o cliente fique tranquilo e possa se expressar, funciona muito bem com clientes que precisam expressar suas emoções.

Esta minha amiga, se senta na cadeira do cliente, mas ela não está com nenhum problema emocional, o que aconteceu? Desatou a falar mais que as maritacas que ficam próximas da minha casa. Nem fôlego ela pegava direito, só consegui fazer com que ela ficasse mais calma justamente com o Hortelã Pimenta, pois era ele quem estava na minha mão quando explicava as propriedades dos óleos essenciais. Esfreguei 1 gota nas mãos e a fiz cheirar profundamente. Foi imediato, ela simplesmente parou, entendeu que estava falando, mas não tinha sentido e como clareou a mente, agora podia decidir melhor o que ela queria.

Fechamos sua encomenda em 2 minutos. A conversa antes do Hortelã tinha passado de 40 minutos.

Este óleo essencial, além de trabalhar muito bem nosso corpo físico, trabalha como um purificante da mente, colocando as idéias em ordem e clareando os pensamentos. Mas, logo na sequência, ela foi a geladeira para pegar algo e comer... como disse, o Hortelã abre o apetite, então prefiro que ele me abra o apetite pela vida!

LUZ, AMOR e GRATIDÃO 

3 comentários:

  1. Satye não sabia que tinha que tomar cuidado com o Hortelã Pimenta para hipertensos, sério isso?

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange, o Hortelã Pimenta é considerado um hipertensor se utilizado em alta dosagem, ele causa taquicardia também. Mas com o uso do bom senso e técnica dos aromaterapeutas, E como temos que ficar atentos as composições químicas dos óleos essenciais, pois vão direto pra corrente sanguínea, como já sabemos. Posto o link abaixo, onde o Alexandre, um apaixonado pelos aromas, coloca de forma gostosa de ler a química que tem e o que faz em nosso corpo. http://oleosessenciaisnaturais.blogspot.com. Este outro, é um trabalho sobre a mentha piperita l. http://www.ibb.unesp.br/servicos/publicacoes/rbpm/pdf_v8_n4_2006/artigo11_v8_n4_p056-061.pdf Agora fica mais fácil.

    ResponderExcluir
  3. realmente o hortelã pimenta é uma beñção, e agora em recentes pequisas descobriram que ela ajuda a reduzir os pêlos no corpo de mulheres que sofrem de hisurtismo,pois faz cair os niveis de hormonio masculino, não é o maximo, adorei mesmo,,,por isso nunca vai faltar na minha horta hortelã...bjk...

    ResponderExcluir