segunda-feira, 4 de junho de 2012
Trata-se de um fenômeno considerado raro, tanto pela Astrologia quanto pela Astronomia: Vênus - o planeta que simboliza a beleza, a harmonia das formas, a receptividade, o magnetismo pessoal, a amorosidade e a sensibilidade da alma feminina - estará unido ao Sol, mas passará na frente dele aproximando-se mais da Terra.
Fenômenos como este acontecem em pares, com 8 anos de intervalos, mas em ciclos superiores a um século. Neste século ele ocorreu em 2004; sua próxima ocorrência será em 2117.
Reprodução BBC |
http://www.bbc.co.uk/portuguese/videos_e_fotos/2012/06/120604_venus_transito_pai.shtml
http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Ao_vivo_transito_de_Venus_e_espetaculo_astronomico_do_seculo&posic=dat_20120601-063533.inc
Astrologicamete, este evento simboliza a oportunidade de se manifestar o livre fluxo da energia amorosa nas relações em geral, em vez de subordiná-las ao crivo da racionalização. Isto não significa abrir mão do bom senso, mas, sim, deixar que a alma fale mais alto, ou seja, libertando-se de orgulho, vaidade, egoísmo, medos, inseguranças, defensividade, pois tudo isso compromete a qualidade da comunicação nas interações estabelecidas.
Vênus está retrógrado em Gêmeos, signo que rege esotericamente, indicando que é tempo de o ser humano rever velhos e desgastados valores para aprender a comunicar-se a partir do coração, impregnando suas mensagens com as energias da delicadeza, da gentileza, da empatia, da elegância e da amorosidade.
Cada um de nós estará tendo a oportunidade de aprender a manifestar-se com equilíbrio, justiça, sensibilidade e generosidade, por isso convém prestar muita atenção aos sentimentos que emergirão durante este trânsito, para que tudo o que for negativo ou potencialmente destrutivo seja transmutado.
Tenha sempre em mente que estamos vivendo momentos de mudanças muito significativas e isto não deve ser subestimado ou ignorado.
A Fase Cheia do Ciclo Geminiano e O Eclipse Lunar
A fase Cheia do Ciclo de Lunação em Gêmeos começou hoje às 08h14min (horário de Brasília) a 14º14’ da polaridade Gêmeos -Sagitário, por onde transitam o Sol e a Lua respectivamente. Ela se estenderá até o começo da manhã do dia 11/06, dando então lugar à última fase deste Ciclo, que é a Minguante.
Quero lembrar que na postagem sobre o Ciclo de Lunação Geminiano, quando ocorreu o Eclipse Anelar do Sol, analisei as implicações do mesmo,bem como expliquei que um eclipse solar só ocorre no início do Ciclo, ou seja na Lua Nova. E também esclareci que na fase Cheia do Ciclo ocorreria o eclipse lunar; isto se explica porque os eclipses acontecem aos pares.
No eclipse lunar a Terra posiciona-se entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre esta última. Mas, como o eclipse de hoje foi parcial, apenas parte da Lua ficou obscurecida.
Simbologias da Lua Cheia e do Eclipse Lunar
Você, que se interessa pelas postagens deste blog, já sabe que na Lua Cheia as situações e relações com as quais está envolvido (a) tornam-se mais claras, mas também atingem o ponto de mutação: se forem positivas, você colherá bons frutos; se forem negativas saberá que precisa desapegar-se delas ou, no mínimo, introduzir mudanças radicais de modo a repolarizá-las.
O eclipse enfatiza as crises existentes, interna e/ou externamente, mas também indica que você tem uma oportunidade mais contundente de desapegar-se não só de relações improdutivas ou inadequadas, mas também de padrões mentais, emocionais e comportamentais, autossabotadores ou destrutivos.
Caso haja resistência de sua parte, a mudança tende a ser compulsória, sobretudo se você tiver os signos mutáveis enfatizados em seu Mapa Natal.
Isto se dá porque as questões que estão sendo ativadas têm reclamado a sua atenção, mas você pode tê-las ignorado, sobretudo se tiver tendência à procrastinação e à autocondescendência.
A crise ocorre porque você tem condições de romper com o que está em desarmonia com a sua verdade, portanto com a sua essência, e, sobretudo, porque necessita urgentemente retomar o caminho que lhe é próprio e adequado.
Preste muita atenção a seus pensamentos, insights, aspirações e decisões, mas também a inquietações, preocupações, frustrações e oportunidades, pois tudo isso ganhará força a partir deste eclipse e se estenderá até o próximo que ocorrerá em Novembro.
É possível que você chegue à conclusão de que precisa desligar-se de pessoas e/ou situações com as quais já não tem afinidade; caso isto ocorra, deverá fazê-lo sem temer, mas também sem manifestar raiva, impaciência, intolerância ou agressividade.
Faço este alerta, sobretudo, devido à tensão entre Vênus e Marte, pois é preciso manter-se vigilante para evitar grosserias de sua parte ou as alheias, seja através de pessoas com as quais você se relaciona habitualmente, sobretudo parcerias amorosas ou profissionais, seja as que você pode atrair para sua vida neste momento!
Além disso, lembre-se que há outros trânsitos impactantes em plena efervescência, colocando mais lenha nessa fogueira, conforme expliquei nas duas postagens sobre o Ciclo de Lunação em Gêmeos, cujos links seguem abaixo
http://empowerment21.blogspot.com.br/2012/05/lunacao-em-gemeos-com-eclipse-anelar-do.html#more e
http://empowerment21.blogspot.com.br/2012/05/fase-crescente-do-ciclo-de-lunacao.htmla
Vejamos a seguir como o eclipse lunar poderá afetar as casa natais que ele ativa, pois, de certa forma, ele "está preparando o terreno" para o raro trânsito de Vênus sobre o Sol.
Casas Natais Dinamizadas pelo Eclipse Luar
As casas que o eclipse estiver dinamizando em seu Mapa - no 2º decanato da polaridade Gêmeos- Sagitário - estarão mobilizando sua atenção pelos próximos 6 meses, no mínio, para que as mudanças necessárias possam ocorrer. E, para que você compreenda como este eclipse poderá se manifestar em sua vida, passo a resumir o significado de sua atuação pelos 6 eixos de casas do Mapa Natal.
Atenção! Se o seu Mapa Natal tiver planetas nestas casas ou, ainda, se nele os outros signos mutáveis (polaridade Virgem-Peixes) estiverem enfatizados no 2º decanato, você terá que se empenhar para corrigir as possíveis distorções nas áreas de sua vida simbolizadas por esses signos, planetas ou nódulos lunares.
Eixo das 1ª e 7ª Casas
É hora de despir-se de máscaras e apresentar-se ao mundo tal como é, trazendo à tona a sua essência.
Suas parcerias afetivas ou profissionais, bem como o modo como você administra suas relações, sobretudo as mais íntimas, também passarão por sérias avaliações, para que sejam pautadas pela verdade e pelo respeito mútuo. Qualquer hipocrisia, oportunismo ou rigidez nesta área será trazida à tona.
Eixo das 2ª e 8ª Casas
Se o eclipse ativar a 2ª e a 8ª casas, você deverá rever seus valores, o modo como busca a segurança na vida físico-material e, sobretudo, o modo como administra seus recursos, materiais e imateriais, para que haja equilíbrio nesta área de sua vida.
Em termos financeiros significa equilibrar o fluxo de caixa - rendimentos e despesas devem estar compatíveis, no mínimo, de modo que convém evitar render-se às facilidades de crédito criadas pelo governo e pelo sistema financeiro. Já em termos profissionais significa desenvolver atividades que estejam de acordo com suas habilidades, obtendo justa remuneração por isso - se você estiver ocupando uma função superior e/ou recebendo rendimentos acima de suas reaiscompetências poderá deparar-se com cortes; por outro lado, caso tenha se acomodado a uma situação aquém de suas possibilidades, apenas por segurança, também poderá enfrentar crises para corrigir esta distorção.
A 8ª casa, simboliza "morte e renascimento", mas é, sobretudo, uma área indicativa de crises, que trazem em seu bojo a oportunidade de superação. Como ela está sendo ativada pelo eclipse, significa que você deverá libertar-se de quaisquer padrões compulsivos, sobretudo os ligados à dependência alheia, seja através de vínculos afetivos simbióticos, seja através da sexualidade, seja através de recursos compartilhados ou da tendência a contar com apoios alheios, sobretudo quando isto envolve jogos de controle e de manipulação.
Será fundamental programar-se para quitar débitos e pendências em geral, bem como esforçar-se para romper com relações nocivas, libertando-se de sentimentos e emoções "aprisionantes" associados a experiências passadas, pois estes são geradores de toxinas que minam a sua vitalidade e comprometem seu crescimento.
Eixo das 3ª e 9ª Casas
Este eixo de casas referem-se, respectivamente, aos domicílios originais de Gêmeos e Sagitário. O eclipse lunar, aqui, enfatizará questões ligadas às relações e às comunicações que você estabelece com o mundo exterior. É chegada a hora de manifestar honestamente seus reais sentimentos, pensamentos e expectativas, certificando-se de que a sua comunicação e as suas intenções estão sendo claramente compreendidas pelas demais pessoas.
Não é aconselhável confiar em ideias implícitas, sobretudo se elas envolverem regras de conduta em suas interações, pois isto poderá acarretar confusões e aborrecimentos. Além disso, se você tem negligenciado as interações e comunicações com determinadas pessoas, sobretudo irmãos, parentes, amigos fraternos, colegas ou até mesmo vizinhos, terá que corrigir esta falha neste período.
A casa 9 sendo ativada, porá em evidência questões ligadas a sistemas de valores e de crenças, filosofia de vida, visões de mundo, bem como os conhecimentos e interações que podem facilitar a expansão de sua consciência. Assim sendo, se você tem ignorado a necessidade de expandir seus conhecimentos e/ou de aprimorar seu leque de habilidades, você tenderá a envolver-se em situações e relações que evidenciem tais omissões para que se liberte deste padrão limitante.
Você também poderá ter que rever e reavaliar seus sistemas de valores e de crenças, caso entre em contato com pessoas e situações que lhe apresentem novas e mais significativas formas de encarar a vida; muitas vezes isto pode acarretar crises de consciência, devido à relutância em deixar o passado para trás, abandonando lições assimiladas no lar e contexto de infância, ou ainda pessoas que já foram importantes em sua vida, mas com as quais você já não tem mais afinidades.
Eixo das 4ª e 10ª Casas
Este eixo assim como o das casas 1 e 7, são cruciais, pois afetam a sua vida com um todo, sendo que este poderá trazer à tona problemas ligados à sua infância e à sua estrutura de vida.
A 4ª casa, domicílio original da Lua, abrange questões emocionais profundas, portanto, sua ativação traz a tona inquietações e problemas envolvendo a família para que sejam confrontados, verbalizados e solucionados.
O lar, que simboliza um porto seguro, também demandará sua atenção, pois é aí que você tende a se reabastecer de energias para enfrentar os desafios do mundo exterior, mostrados pela casa 10 de seu Mapa Natal. Se ele não estiver atendendo às suas necessidades de conforto, bem-estar, acolhimento, você poderá reformá-lo ou até mesmo mudar-se.
Com a casa 10 sendo ativada, você poderá questionar sua carreira, os papeis que tem desempenhado no mundo exterior e até mesmo seu senso de destino, ou seja, indagar-se se a sua trajetória de vida, percorrida até hoje, está em harmonia com seu propósito existencial; caso não esteja, haverá mudanças radicais nesta área.
Eixo das 5ª e 11ª Casas
Se o eclipse estiver ativando este eixo, questões ligadas à autoexpressão criativa e à afirmação de sua individualidade tendem a emergir para serem trabalhadas corretamente.
A casa 5 é a área da criação, da recreação e da procriação, como bem definiu a astróloga Donna Cunnungham, pois indica o modo como você almeja brilhar neste mudo, seja através de seus talentos e recursos criativos, seja através de seus casos amorosos e outras atividades prazerosas, seja através de seus filhos.
Se você não estiver brilhando tudo o que pode, este trânsito provocará bastante inquietação nesta área, pois já não será possível aceitar situações aquém de suas possibilidades e/ou méritos.
A ativação da casa 11, traz à tona questões ligadas a ideais de vida, a projetos futuros, a grupos, a amigos, mas, sobretudo, inquietações ligadas ao processo de individuação, através do qual você se distingue das outras pessoas e passa a guiar-se por sua consciência, libertando-se de velhos e disfuncionais paradigmas pelos quais a maioria tem pautado a sua vida.
Eixo das 6ª e 12ª Casas
Este eixo de casas implica em finalizações para que um novo ciclo evolutivo se inicie.
Com o eclipse ativando este eixo, questões profundamente arraigadas no inconsciente (casa 12) tendem a emergir para serem conscientizadas e transmutadas, pois elas podem estar causando desorientações, dificuldades em lidar com questões práticas, padrões comportamentais perfeccionistas e até mesmo somatizações (casa 6).
Se você for do tipo mais pragmático poderá ter que enfrentar situações que estimulem o despertar da inteligência espiritual. Mas, se você tem sido do tipo pouco realista, também poderá enfrentar "choques de realidade" para recuperar o equilíbrio perdido.
Atenção! Quero lembrar que apesar de os eclipses ainda serem vistos por algumas pessoas como eventos negativos, eles trazem um saldo final positivo: os eventos simbolizados por eles ocorrem para que você possa manifestar seus recursos mais evoluídos e, assim, fazer a diferença para melhor no mundo em que vive; afinal este é o propósito existencial de todo ser humano, embora a maioria ainda ignore este fato e prefira repetir padrões assimilados no lar e contexto social de origem.
Preparando-se para Administrar este Período
Você poderá fazer exercícios de visualização criativa e meditações, bem como recorrer a óleos essenciais, florais, reiki e/ou a outros métodos e técnicas conhecidos para facilitar a ruptura com o que está estagnado ou obstrui a expansão da sua consciência.
É chegada a hora de você abrir-se a novas visões de mundo, usando a sua intuição e procurando identificar a unidade subjacente às aparentes diversidades que pessoas com as quais você interage e/ou as situações vivenciadas possam apresentar.
Para que isto ocorra será fundamental desapegar-se de preconceitos, crenças negativas e, sobretudo, de toda e qualquer rigidez de postura, deixando que o coração fale mais alto.
É tempo de guiar-se pelo amor a si e ao próximo, pois só assim será possível cumprir com o seu propósito existencial e ajudar a humanidade a resgatar sua integridade, por mais distante que isto lhe pareça ser; por isso, este momento também lhe pede fé em si, na espécie humana e no futuro.
Mercúrio em Harmonia com Saturno: Planejamento
Mercúrio e Saturno estão em harmonia, de modo que você poderá contar com maior capacidade de planejar suas ações, sabendo distinguir a diferença entre persistência e teimosia e/ou entre determinação e rigidez.
Saturno está no último decanato de Libra, signo regido por Vênus, oferecendo a cada um de nós a oportunidade de aprender a relacionar-se com equilíbrio, empatia, justiça e harmonia, visando ao bem comum, em vez de focalizar exclusivamente aos interesses individuais.
Mercúrio em Gêmeos, por sua vez, contribui para o exercício da flexibilidade e da adaptabilidade, ambos requisitos essenciais ao processo de mudança em curso.
Rosa Maria Pacini - Consultoria Astrológica e Terapêutica Holística.
Leia também:
LUZ. AMOR e GRATIDÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário