quinta-feira, 10 de maio de 2012

YOGA e AROMATERAPIA - Por: BARTIRA ELIA





Como Melhorar sua prática de Yoga com Óleos Essenciais

Sua prática de Yoga pode ser ainda melhor com a Aromaterapia: horas relaxante, horas revigorante, horas estimulante. Ambos são práticas que nos proporcionam bem-estar do corpo, mente e espírito.

Os óleos essenciais são a matéria prima da Aromaterapia. Têm propriedades químicas, o estudo de como agem no corpo humano é científico e não tem nada a ver com achismo, exoterismo ou auto-sugestão. Seus princípios ativos estão equilibrados, pois os óleos essenciais vêm das plantas e preservam suas características. Dessa forma, utilizar Aromaterapia nas aulas de Yoga é utilizar a sabedoria da natureza, a energial vital das plantas.

O aroma dos óleos essenciais puros é transmitido em um nível molecular, diretamente para o nosso Sistema Límbico, que é a parte do nosso cérebro que controla a resposta emocional e memória. O Sitema Límbico reage rapidamente aos estímulos olfativos. Portanto o efeito desses aromas é praticamente instantâneo. Assim, quando utilizamos óleos essenciais na prática dos Asanas (a parte física densa e energética do Yoga) esses aromas podem melhorar e aprofundar nossa experiência no campo físico e emocional. Mas o Yoga é muito mais do que este aspecto físico e a Aromaterapia também atua de forma marcante nas técnicas mais sutis: respiração, concentração e meditação.

Na prática podemos utilizar os óleos essenciais da Aromaterapia de três formas diferentes durante nossa seção de Yoga: em forma de spray ambiente (ou difusor); como produto para limpeza e purificação do mat (tapetinho de Yoga) ou do ambiente escolhido para prática; conjuntamente com óleo de massagem para aplicação diretamente na pele.

Satye Yada, aluna de Yoga e aromaterapeuta credenciada pela Aromaflora, Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Aromaterapia, nos ensina que através da sinergia (mistura) dos óleos essenciais criamos um novo aroma, e essa é a verdadeira arte da Aromaterapia, pois esse novo aroma preserva as propriedades dos óleos essenciais isolados e cria novas possibilidades. Ela nos dá três receitas práticas para usar os óleos essenciais na forma de spray ambiental, que podem fazer parte da sua seção de Yoga.

A primeira é uma mistura de álcool de cereais, óleo essencial de lavanda, e óleo essencial de patchouli (solução a 5%) para ser usado durante o relaxamento. Em um frasco com borrifador acrescentar 15 ml de álcool de cereais, 10 gotas de óleo essencial de lavanda e 5 gotas de óleo essencial de patchouli, misturar e esborrifar no ambiente durante o relaxamento. A lavanda é um calmante, anti-stress, relaxante, sedativo, reconfortante, antidepressivo, promove o equilíbrio entre o físico, mental e emocional. Já o patchouli possui propriedades propícias para a prática do Yoga: é antidepressivo, antisséptico, fungicida, inseticida, sedativo e tonificante. Ajuda a romper padrões, quebra compulsões e vícios.

A segunda receita pode ser usada na prática de Asanas, como estimulante e energizante, álcool de cereais, óleo essencial de alecrim e óleo essencial de laranja doce (solução a 5%). Atenção na hora de utilizar esse spray, pois o óleo essencial de laranja doce é fotossenssível e pode causar queimaduras quando utilizado diretamente na pele em exposição ao sol. O alecrim também é contra-indicada na gravidez e em casos de hipertensão e epilepsia. Certifique-se que este produto seja utilizado apenas no ambiente e não em você: em um frasco com borrifador acrescentar 15 ml de álcool de cereais, 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 12 gotas de óleo essencial de laranja doce, misturar e esborrifar no ambiente antes da prática de Asanas. O alecrim traz mais disposição para o dia-a-dia, é antidepressivo, estimulante, revigorante, sudorífero e tonificante. A laranja doce também tem diversos usos e propriedades terapêuticas: alivia a ansiedade, é estimulante, motivador, tonificante e incrementa o sistema imunológico.

A última receita é a mistura de óleo essencial de hortelã, eucalipto e álcool de cereais, que pode servir perfeitamente para sua prática de Pranayamas, pois promove a purificação das vias respiratórias, abre as narinas e nos faz respirar melhor. Em um frasco com borrifador acrescentar 15 ml de álcool de cereais, 12 gotas de óleo essencial de eucalipto e 3 gotas de óleo essencial de hortelã, misturar e esborrifar no ambiente. O eucalipto tem ação poderosa no sistema respiratório, combate a asma, bronquile, catarro, tosse, sinusite e dor de garganta. É um remédio tradicional para gripes e resfriados. Dentre as diversas espécies, o mais indicado para a prática de Yoga é o eucalipto staigeriana, pois trabalha mais com o emocional, promovendo centramento. O hortelã também é contra-indicada na gravidez e em casos de hipertensão e epilepsia. É extremamente refrescante, analgésico, alivia a tosse, estimula o cérebro e clareio os pensamentos, é descongestionante e expectorante.

Outra opção, mais segura e acessível a qualquer aluno de Yoga, é colocar o óleo essencial escolhido para sua prática (relaxar, revigorar ou estimular) em um difusor ambiental, que pode ser elétrico, ou em um rechaud a luz de velas, que é muito charmoso e cria um ambiente potente para a prática de Yoga!

Outra forma de utilizar os óleos essenciais para melhorar sua prática de Yoga é criar um limpador de tapetinho (mat de Yoga), que também serve para limpar o chão da sua sala. Combine 11 gotas de tea tree, 11 gotas de patchouli e 26 gotas de lavanda com 120 ml de água mineral em um borrifador. Agitar o frasco sempre que for usar e esborrifar ao longo do seu tapetinho. Limpe-o com uma toalha macia antes e após cada utilização. Ou usar esse mesmo spray no piso do seu espaço de prática para criar uma atmosfera aromática limpa e motivante. O tea tree (ou melaleuca) é antibiótico, antimicrobiano, antisséptico, antiviral, bactericida, expectorante, fungicida, inseticida e estimulante. Esses óleos essenciais, em conjunto, vão equilibrar sua vivência proporcionando maior conexção à terra, podendo ser utilizados para quaisquer finalidades.

Por fim, os óleos essenciais podem ser utilizados para uma gostosa massagem relaxante. Nas minhas aulas, costumo presentear meus alunos com uma suave massagem cervical, enquanto eles estão em Savasana (deitados em decúbito dorsal) ao som de Mantras.

Para uma colher de sopa (10ml) de óleo carregador (pode ser óleo de amêndoas doce, óleo de semente de uvas ou até mesmo óleo de girassol) adicionar 5 gotas de óleos essenciais. Eu gosto muito da mistura de lavanda (4 gotas) com ylang ylang (1 gota). A lavanda promove tranquilidade e o ylang é acolhedor, promeve a transcendência e a expressão espiritual. Mas você pode personalizar a mistura dos óleos para criar vários resultados, use sua criatividade e siga as orientações específicas para o uso de cada óleo essencial.

Encontramos alguns exemplos de combinações no livro da Joanna Hoare, Guia completo de Aromaterapia: fórmula revigorante (1 gota de gerânio, 2 gotas de bergamota e 2 gotas de palmarosa); fórmula estimulante (2 gotas de petitgrain, 1 gota de lavanda e 2 gotas de alecrim); para dores musculares (1 gota de bergamota, 1 gota de camomila romana, 2 gotas de lavanda e 1 gota de plai).

Por fim, lembre-se apenas que os óleos essenciais sozinhos não são suficientes. O Yoga, como qualquer outro sistema de auto-aperfeiçoamente e auto-conhecimento, requer motivação e disciplina. Se sua proposta for honesta tenho certeza que a Aromaterapia vai te ajudar nessa jornada.


Bartira Elia é professora de Yoga há mais de 12 anos. Obteve sua certificação enquanto Professora de Hatha Yoga e Yoga Integral pelo método Sivananda no The International Sivananda Yoga Vedanta Centre, em Orléans, França. Em 2006 iniciou sua prática no sistema Ashtanga sob a orientação de Kino MacGregor do Miami Life Center, na Flórida, EUA. Concluiu sua formação em Pilates em 2008 pela Stott Pilates, no Pilates Studio Fit em São Paulo, tornando-se igualmente professora de Pilates. Desde então incorporou os princípios do método Pilates em suas aulas de Yoga. Ainda é estudiosa em Aromaterapia, Alimentação Natural e Ecologia. Atualmente trabalha como professora de Yoga no Espaço Girassol – Spa e Yoga, ministra Cursos de Aprofundamento em Yoga (Kriyas, Chakras, etc.), Alimentação Natural e Oficinas de Aromaterapia.

LUZ AMOR e GRATIDÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário