sábado, 9 de junho de 2012

MEDITAÇÃO E AROMATERAPIA



Olá queridos(as) tudo bem?


Hoje vamos falar sobre Aromaterapia e Meditação.

Há muitos anos atrás, veja que várias técnicas são milenares, pois os antigos sabiam muito bem do uso das ferramentas naturais para a saúde, estética e espiritualidade. Sempre foram holísticos nesse ponto e aliados a NATUREZA, sabiam como trabalhar em harmonia para que o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual estivessem sempre em fluidez com essa natureza maravilhosa que tudo nos dá.

Em primeiro lugar, a meditação com aromaterapia sempre foi realizada para que as pessoas tivessem uma concentração melhor e uma integração maior com o seu Eu Interno, isso vem desde o Egito, na época dos faraós, foram encontraram em escavações, plantas e flores, usado nos sepultamentos nos métodos de mumificação e em salas para rituais religiosos.

Na época usavam-se plantas e queimavam-as no método de defumação. Hoje temos o auxílio dos Óleos Essenciais que são puros, diferentes das essências, que são sintéticas e dos defumadores que contém chumbo e tinta. Óleos essenciais são terapêuticos por serem 100% naturais, extraídos da essência das plantas. Então aqui falamos de um trabalho de alma para alma.

"Os óleos essenciais são substâncias voláteis (que evaporam com facilidade) extraídas de plantas aromáticas.  Essas substâncias orgânicas, puras e extremamente potentes são considerados a alma da planta e são os principais componentes bioquímicos de ação terapêutica das plantas medicinais e aromáticas. Portanto, constituem matérias-primas de grande importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia."

"Em contrapartida, essência é a denominação convencional para um preparado natural, geralmente elaborado a partir de extratos de flores maduras, plantas ou ainda arbustos ao qual se agrega álcool natural como conservante. O resultado é uma solução hidroalcoólica diluída que não possui princípios farmacêuticos ativos e que por este motivo não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral ou em forma de difusão para aromatizar ambientes e não apresentam toxicidade para as doses habituais."

Alguns tratamentos aromaterápicos podem ser efetuados usando difusores pessais, pinga-se uma gotinha do Óleo Essencial que seja necessário para sua ocasião algumas vezes ao dia para que a fragrância seja inalada e assim, passada para o corpo, fazendo seu efeito terapêutico. Outras vezes, pode-se usar a aromaterapia em massagens, que chamamos de massagens aromaterapeuticas e assim por diante, pois esta ferramenta é muito versátil.

Bom, voltando ao assunto, AROMATERAPIA E MEDITAÇÃO.

A meditação em si é voltada para a saúde, como já falado em alguns posts passados e principalmente na prevenção da saúde. A meditação já é eficiente e comprova cientificamente seus resultados satisfatórios para baixar a ansiedade, pressão alta, desequilíbrio emocional e mental, e principalmente para quem sofre de baixa concentração. Pessoas que meditam, possuem mais concentração e conseguem resultados mais assertivos que outras, exatamente por manterem uma disciplina e uma mente mais tranquila em seu momento presente, evitando os desvios de uma mente agitada e questionadora, levando-o passado e o futuro. 

A meditação adicionando a Aromaterapia, mostra um resultado muito maior. E o melhor de tudo, se você não tem paciência para meditar ou está iniciando as práticas de meditação, os aromas podem ajudá-lo a se concentrar na meditação e com isso os benefícios serão melhores.

Exemplo:


OLÍBANO

HISTÓRIA E MITO: O termo Olíbano provavelmente significa óleo do Líbano. O vocabulário francês correspondente é frankincense, que significa incenso real. O Olíbano era queimado nos altares do Egito como oferenda aos Deuses e era usado como um recurso facilitador da meditação - uma tradição que ainda é mantida em algumas regiões. Também era usado para fumigar o enfermo com o objetivo de expulsar os maus espíritos.

NA MENTE: Desacelera a respiração, produzindo sensação de calma. Tende a proporcionar um efeito animador e relaxante na mente. Sua ação confortante e, de certa forma refrescante é útil nos tratamentos  de ansiedade e estados obsessivos relacionados ao passado.

NO CORPO: Ameniza a dificuldade de respiração e é aconselhável para quem sofre de asma. É considerável benéfico para o trabalho de parto devido sua ação calmante e pode aliviar a depressão pós-natal. 


LAVANDA

HISTÓRIA E MITO: É o Óleo Essencial mais conhecido da Aromaterapia,  e utilizado para fins curativos desde tempos imemoráveis.

NA MENTE: Rudolf Steiner sugeriu que a lavanda estabiliza os corpos físico, etérico e astral, o que indica um efeito positivo sobre problemas psicológicos. Parece limpar e tranquilizar o espírito, aliviando a irritação e o esgotamento, resultando em uma abordagem mais calma da vida. Sua ação equilibradora sobre o sistema nervoso central pode ser valiosa em estados de psicose maníaco-depressiva.
Mas cuidado, a Lavanda é um forte tranquilizante, você pode vir a ficar em estado de sonolência, por isso é utilizado em perfuminhos e sabonetes de bebê.

NO CORPO: tem ação sedativa sobre o coração e ajuda a baixar a pressão arterial em casos de hipertensão e a reduzir as palpitações. É conhecido a muito tempo por proporcionar alívio eficaz em casos de insônia. 



GERÂNIO: 

HISTÓRIA e MITO: Já foi considerado uma planta de grande poderes curativos, muito utilizada como remédio para feridas, tumores, cólera e fraturas. Na verdade, a crença em seus poderes ao londo dos séculos levou as pessoas a plantar gerânios ao redor das casas para afastar maus-espíritos.

NA MENTE: É um tônico para o sistema nervoso, combate a ansiedade e a depressão e tem um efeito reanimador. Recoloca a mente em equilíbrio e, através de sua ação sobre o córtex supra-renal, reduz o estresse.

NO CORPO: Com sua função reguladora sobre o sistema hormonal, é útil para quem sofre de tensão pré-menstrual e problemas de menopausa, como depressão, falta de secreção vaginal e fluxo intenso. Considerado benéfico para combater a inflamação e a congestão dos seios.


EUCALIPTO

HISTÓRIA E MITO: As partículas eu e kalyto são de origem grega e significam bem e coberto, em referência aos estames cobertos. Os aborígenes australianos chamam-no de kino e costumam enrolar as feridas ´serias com as folhas O eucalipto foi levado para a Europa como uma espécie ornamental por volta de 1788, quando descobriu-se que inibia o crescimento de outras plantas nas áreas vizinhas por secretar um veneno químico no solo. O primeiro óleo de eucalipto exportado para a Inglaterra - da Eucalyptus piperia - era conhecido como hortelã-pimenta de Sydney, em virtude de sua ação calmante em problemas digestivos.

NA MENTE: Tem um efeito refrescante sobre as emoções. Também clareia as idéias, favorece a concentração e fortalece o sistema nervoso.

NO CORPO: Sua ação antiviral age no sistema respiratório, amenizando a inflamação e auxiliando na liberação da mucosidade. É especialmente benéfico para casos de gripe, infecções de garganta, tosse, acúmulo de catarro, sinusite, asma e tuberculose. 
Eficaz em todos os tipos de febre, abaixa a temperatura, tem uma ação refrescante e desodorizante sobre o corpo. Pode reduzir efeitos doloridos da enxaqueca e é considerado benéfico para os tratamentos de escarlatina, disesteria, tifo, difteria, mmalária e catapora.

Textos extraídos do livro: ÓLEOS QUE CURAM - O poder da aromaterapia por Wanda Sellar - Editora Nova Era.

Devo lembrar a todos que esses óleos devem ser utilizados com moderação, pois seus excessos podem ser prejudiciais, causando náuseas ou mesmo irritações cutâneas se usados diretamente na pele. Antes de utilizar os óleos essenciais é bom que consultem um aromaterapeuta.

Cada óleo essencial traz um efeito físico, pois seu uso é terapêutico, friso isso por que respeito muito o poder dos óleos essenciais em vários métodos que utilizei e vejo as reações imediatas que proporcionam se usados de forma correta.

Minha mente também é inquieta e quando medito, procuro usar alguns dos óleos citados para manter-me concentrada e me disciplinar a ficar na postura de lótus e manter a mente quieta, não é fácil, mas vale a pena.

Meditar também é uma arte, a arte de se auto-conhecer, sentindo seu corpo, seus limites, percebendo seu processo mental, questionando seu eu interior para descobertas próprias. Não há necessidade de questionar sua vida e principalmente tomar decisões à partir dos conselhos dos outros. Seja seu mestre, procure em você, no seu mais íntimo, quais as decisões que deve tomar e caminhos a trilhar. Toda e qualquer decisão é assertiva porque nos leva a um aprendizado, mas quando meditamos, encontramos os desejos de nosso coração e eles são sempre os mais corretos.

Veja um vídeo introdutório sobre meditação:





Como disse, são técnicas milenares, que voltam para ensinar ao Ser Humano que a harmonia entre seres vivos e natureza deve ser retomada. A Natureza já nos dá muita coisa de graça, devemos devolver em frequência de alegria, felicidade, amor. Então,  convido a todos para meditar sobre suas questões pessoais...MEDIT

LUZ, AMOR e GRATIDÃO


Um comentário: