sábado, 3 de novembro de 2012

RETIRO - Coluna Semanal - www.pirituba.net


       













RETIRO
 
Significado: Lugar solitário, sítio ermo ou remoto; remanso. Período de recolhimento e meditação a que se dedicam religiosos ou leigos: fazer um retiro espiritual.
 
Sinônimo: afastamento, encolhimento, isolamento, retraimento e solidão.
 
Classe gramatical: Substantivo masculino.

Como a própria palavra já diz, dar um tempo, retirar-se. Nestes últimos anos, a competitividade, correria com o trabalho, estudos, compromissos com a família, amigos, estar sempre atualizado com as mudanças na política e na economia, além de recebermos uma maciça gleba de informações desde a que a Internet colocou os povos unidos virtualmente e muito mais faz que nosso cérebro não pare, nosso corpo fique sempre agitado, tenso, ansioso. Mudanças climáticas também fazem com que fiquemos estafados. Lembrar de pegar o guarda-chuva, o casaco, passar calor, 35ºC nesta no dia 29/10. Sandy arrasando Nova York, guerra entre facções criminosas e policiais, enfim. Seja rico, seja pobre, seja bom ou ruim. Todos precisamos nos retirar para poder colocar a cabeça em ordem, relaxar o corpo e meditar sobre novas decisões a serem tomadas.
 
A vida está corrida sim, a energia do momento está grande sim, mas sem retirar-se de todos esses eventos para simplesmente não fazer nada por pelo menos 1 dia, o corpo acabará sentindo muito mais e debilitando. Se na bíblia Deus fez o mundo em 6 dias e descansou no 7º, porque nós, meros mortais devemos seguir a vida nesta correria sem parada? Retirar-se, diante de uma discussão não é covardia, mas um ato sábio para não deixar que as emoções fervam e nos façam ter atitudes das quais nos arrependeremos depois. Isolar-se não por um espaço curto de tempo não é depressão, é respeitar-se. Passear pela natureza em um dia de semana num parque é qualidade de vida. Ver um filme sozinho seja em casa ou no cinema é meditação. Se você não gosta de sua própria companhia, entenda que não será capaz de gostar de mais ninguém.
 
Um dia uma amiga me disse: “Para conhecer alguém de verdade, viaje com essa pessoa”. Para conhecer-se a si próprio, fique consigo por alguns dias, só. Viajar sozinho, sem destino e sem amigos também é uma excelente forma de se integrar totalmente com você mesmo e saber como você é e do que realmente precisa. Existem retiros de yoga exatamente para que você possa se integrar à sua essência, se separar do todo e redescobrir-se. Quando descobrimos quem somos depois de várias etapas de nossa vida, com certeza temos mais oportunidade de realmente saber o que está certo ou errado em nossas atitudes.
 
Se você é daquelas pessoas que gosta de conversar com todos para saber uma opinião diferente da sua, tente fazer isso sozinho. Você com você mesmo e questionar tudo, destrinchar todas as possibilidades de um único assunto. Verá que sua opinião mudará, com certeza, pois não há como você mentir para você mesmo ou tentar se enganar durante esses questionamentos mais íntimos. Você realmente sentirá a verdade e não há como fugir dela. E é ai, depois que você percebe o quanto tem de defeitos e manhas é que você cresce! E posso afirmar sem receio: depois que você se conhece bem, tudo a sua volta muda, você percebe como pode ser forte e quais seus pontos fracos. Você percebe o quanto é importante e o que fazer para mostrar sua diferença.
 
É necessário se retirar da rotina diária para ver novas possibilidades, soluções novas para velhos problemas, ampliar o campo de visão e a mente! Quer crescimento maior que este? Nos retiros de yoga você entra em contato com a natureza, a alimentação também se torna importante para que você desintoxique o corpo, munido de exercícios para também eliminar mais toxinas, massagens para que o relaxamento do corpo e da mente te colocando mais centrado, consciente e tendo mais prazer pela vida. Após alguns dias num desses retiros, você pode com certeza perceber que a vida muda, aquilo que você olhava de uma forma, tem outro sentido.
 
Respeite seu corpo, sua mente, retire-se, se entregue, reflita, medite. Mas só. Todos precisamos de momentos de solidão. Estar só é bom, positivo e quando conseguimos suportar nossa própria companhia, descobrimos que podemos gostar mais de nós mesmo sem restrições e sem preocupações com as opiniões alheias, nos tornamos mais auto-suficientes sem medo e como OSHO diz: “Quando acaba o medo é que começamos a viver”.
 
LUZ, AMOR e GRATIDÃO
 
Clique no banner e conheça o Blog
Clique no banner e conheça o Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário