sábado, 27 de outubro de 2012

RESPIRAÇÃO - Coluna Semanal - www.pirituba.net


       












RESPIRAÇÃO
 
Cuidados com os cabelos, corpo, alimentação, tudo é muito importante para se manter um corpo saudável e uma aparência bem apresentável. Aliás, vaidade é uma das qualidades que precisamos manter para que possamos estar bem com nós mesmos. Mas em muitos momentos esquecemos um cuidado muito importante em nossa vida, o cuidado com a respiração. É ela quem equilibra nosso corpo, oxigenando-o por completo, inclusive o cérebro. A respiração deve ser observada, tanto na inspiração como na expiração. Precisamos eliminar o ar de dentro dos pulmões para que não fiquem toxinas neles.
 
Os indianos dão muita importância a este assunto, por isso meditam e procuram respirar de forma correta em todo o momento e existem várias técnicas de respiração que ajudam no equilíbrio da mente e do corpo em meditação. Muitos desses exercícios são realizados ao acordar, para oxigenar bem o cérebro pela manhã. E colocando para dentro do seu corpo o PRANA (Vida) energizando-o e mantendo-o sempre nutrido de vida. O PRANA está em todo o corpo e quando nos estressamos e deixamos de relaxar, acumulamos toxinas emocionais. Existe uma técnica chamada Sudarshan Kriya que é reconhecida pela OMS que inclusive auxilia no processo de baixa de colesterol.
 
No texto anterior, falei sobre a meditação que trabalha com a respiração e com isso o nível de estresse e ansiedade diminuem em muito, nos estudos realizados por diversas Universidades e incluindo o Brasil, estas técnicas são 70% eficazes em diversas formas. No Brasil estuda-se a meditação voltada para o equilíbrio hormonal e também já foram realizados estudos sobre a meditação e yoga como eficazes em pacientes que fazem quimioterapia. Elas auxiliam o controle do corpo para que os efeitos colaterais sejam menores.
 
Também foi observado que mulheres em fase de menopausa e TPM conseguem minimizar os efeitos negativos nestas duas fases da vida da mulher. Respirar é preciso, se não respirarmos, morremos e se respirarmos com qualidade, então conseguiremos ter uma vida muito mais saudável.
 
Dica de como respirar e acalmar-se em poucos minutos.
 
Sente-se com a coluna reta, pés bem firmes no chão, mãos nas cochas e feche os olhos e mentalmente sinta seu corpo relaxar. Solte os ombros, as costas, mas mantendo-as retas. Inspire profundamente contando até 4 e expire lentamente contando até 8. Faça isso por pelo menos 5 vezes e verá que seu corpo se recarrega de energia.
 
Luz, Amor e Gratidão.
 
Clique no banner e conheça o Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário