domingo, 14 de outubro de 2012

O VALOR DE UM TOQUE

Toda semana no http://www.pirituba.net/colunistas/

Vamos falar um pouco sobre terapias alternativas, como, onde e por quê procurá-las.
É válido lembrar que quando se ESTÁ doente, é necessário buscar o acompanhamento médico, porque a doença já se instalou em seu organismo. Várias terapias auxiliam na cura, mas não a garantem 100%. Por isso algumas pessoas ficam frustradas com seu desempenho, mas, quando são aplicadas paralelamente a um tratamento médico, podem trazer uma recuperação muito rápida. 



O valor de um toque

O toque é vivido há muitos anos, desde nossos ancestrais mais primatas, uma vez que o clima frio gerava a necessidade de aproximação dos corpos para que não morressem de frio. Os animais necessitam deste toque porque não usam roupas, os primatas, em sua sociedade, se tocam, e esse é o gesto que utilizam para se reconhecerem e se aceitarem.

Perceba que o toque pode ser considerado também uma ação negativa quando este é feito com agressividade ou com intenções que não são aceitas por uma das partes. E por isso as pessoas se tocam menos hoje. Nos países europeus e na América, o toque se torna assédio, mas isso é diretamente relativo para quem não é sinestésico. Explicando melhor, as pessoas possuem uma forma individual de entender e se comunicar com o mundo. A pele é o maior órgão do corpo humano e ele também é responsável pela forma como se comunica com o ambiente externo.

Temos a sensação do frio, calor, energia e tato são formas de comunicação. Como sua mente e suas emoções estão reagindo a essa comunicação? O frio ou calor te avisam da mudança externa de temperatura ambiente, o toque e energia te informam como você está se comunicando com pessoas e ambientes em que freqüenta. Temos 3 formas de nos comunicar com o mundo externo a nós e são raras as pessoas que conseguem se comunicar muito bem pelas três formas.

Sinestesia – relativo ao toque: pessoas que gostam de experimentar fazendo pra assimilar, tocam, sentem, na parte da visão e audição, acabam por assimilarem menos a informação.

Visual – relativo a visão: pessoas que aprendem mais vendo que atuando ou ouvindo, quando lêem, conseguem aprender, mas quando escutam, parece que falta algo.

Auditivo – relativo a audição: pessoas que possuem a audição apurada e conseguem compreender melhor as instruções verbais.

Quando percebemos qual a melhor forma de nos comunicar com as pessoas, então estamos conseguimos ser assertivos para informar e se fazer entender, respeitando a individualidade de cada ser. Sou sinestésica e adoro o toque, além das sensações, envolvendo paladar e olfato, e com isso, muitas vezes tenho que me conter antes de dar aquele abraço apertado nas pessoas.
Existem estudos que estão comprovando a cura pelo toque, seja ele quântico, através do reiki, do jorei e inclusive as massagens.

Numa sociedade em que o toque está sendo discriminado como assédio, são poucas as pessoas que se abraçam calorosamente como era feito em tempos bem remotos. O abraço tinha um significado muito mais espiritual. Perceba que quando você abraça alguém, encosta seu chacra cardíaco ao da outra pessoa e com isso proporciona a troca de emoções entre as duas pessoas, sem levar em consideração que o toque transmite segurança e conforto. Quem nunca se sentiu bem após um grande abraço? Eu adoro abraços. Quem não gosta de um cafuné?


Toque em massagens

O toque em massagens na verdade pode ser considerado mais uma terapia e tratamento para alívio das tensões acumuladas durante as turbulências e inconstâncias que temos em nossos dias. Uma pessoa regrada, que possui uma rotina certinha, quando se depara com algo que a tire de sua rotina, acaba por acumular grandes tensões nos ombros, peito, costas e isso acontece por sair de seu eixo, gera agitação, ansiedade e até agressividade ou desespero, exatamente por sair da rotina de forma bruta. Algumas pessoas acabam tendo dores de barriga ou prisão de ventre, também pela mudança de sua rotina segura. Numa rotina benéfica e sadia, o corpo responde positivamente, mas em uma rotina desregrada e não saudável, ela perturba o equilíbrio do corpo todo, trazendo exatamente as confusões mentais, doenças, dores musculares e nos nervos.

A pele é o órgão que mais sente este estresse, e ele é proveniente da mudança climática, das condições de higiene do local onde você está ou para onde for. Perceba em seu corpo onde se acumulam as tensões. Como resolver? Com massagens, mas devem ser realizadas com um profissional que conheça o que faz e principalmente os produtos que utiliza. Eu em particular, gosto de massagens com óleos vegetais e óleos essenciais, porque o creme é um produto sintético e não natural. Já os óleos são naturais e são facilmente absorvidos pelo corpo e nutrindo-o. O toque utilizado nas massagens, em geral são tranqüilizantes e calmantes, unindo os produtos 100% natural, você consegue um tratamento para sua pele e para seu equilíbrio diário.

A automassagem também é recomendada neste momento, uma vez que ela consegue aliviar essas tensões e seu corpo percebe que você se importa com ele. Esta é uma excelente forma de comunicar-se. Cuidando de você mesmo e tornando mais saudável. A mente entende que quando cuidamos de nossa higiene pessoal, com cuidados diários, como hidratação, esfoliamento para retirar as células mortas e renovar a pele, você se ama. Quando faz isso em uma clínica, a mente também entende que é uma forma de se cuidar e se amar.

O toque é essencial para as pessoas, por isso as crianças adoram um colo, colocá-las com a cabeça em seu peito para que sintam o seu batimento cardíaco e também o calor de seu corpo, segurando-a de forma carinhosa, ela se sente segura e cresce segura. Crianças que não recebem esse carinho físico acabam se tornando crianças inseguras e emocionalmente instáveis. Na Índia a shantala é um exemplo de cuidado que se tem com a criança. Fazer essa massagem no bebê recém-nascido até a idade em que ele adquire maior independência é muito importante.

Lembre-se disso quando for dar um aperto de mão ou um abraço. A sua intenção é percebida pelas outras pessoas e é o que faz a diferença.

LUZ, AMOR e GRATIDÃO

Clique no banner e conheça o Blog
Clique no banner e conheça o Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário