quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

BUSCANDO A REALIZAÇÃO

RETIRO DE YOGA E AYURVÉDICA PATRIMÔNIO DO MATUTU – MG

Fotos by: André Elia Neto

Falei sobre retiro há algum tempo e agora vou explicar o realmente significa o retiro na vida das pessoas e porque realizá-lo, seja na orientação de alguém, seja sozinho, este momento é único e deve ser aproveitado com muito amor.

Fui a este retiro a convite de Bartira Elia, professora de Yoga da Casa Pranava que sempre realiza esses eventos para acalmar e ensinar os seus alunos o valor da quietude e buscar sua paz interior. Também participei de eventos como as aulas de yoga das manhãs e nas tardes, fiz as massagem Abhianga nos alunos.

Nossa refeição foi ovolactovegetariana. Para entender o porque de uma refeição mais leve e purificada, vale lembrar de todas as suas refeições realizadas nesta correria entre trabalho, levar os filhos na escola, compras para a casa, cozinha e tudo o mais. Nossa vida é corrida e precisamos estar ligados e acelerados para não perder a hora em nada, caso contrário, nosso roteiro perde o controle e ai o estresse toma conta. Então esta refeição é usada para iniciar um processo de desintoxicação do corpo, procurando eliminar as toxinas de consumimos todos os dias.

Ao retirar-se para um lugar sem energia elétrica, nos desconectamos de todo e qualquer estímulo de fora, seja pelo noticiário, comerciais, séries, tudo. Lá não existe sinal para celular e o único telefone que funciona é o telefone fixo da Pousada, mas o legal é só usá-lo para avisar “Cheguei” e “Estou saindo daqui”.

Nesta estadia em um lugar tão isolado do mundo, mas ao mesmo tempo tão conectado com o mundo, por ter a natureza ainda intacta pelo homem e possuir o espírito verdadeiro da vida, onde a flora e fauna coexistem com muita harmonia junto de seus moradores, sim, é a conexão verdadeira que temos com o mundo, pois foi assim que ele estava antes da interferência do Homem.

Confesso que quando cheguei, foi um pouco estranho, a vontade de conversar cessa, você acorda com a luz do sol, o canto dos pássaros, abre os olhos e vê a linda cachoeira bem a sua frente, mostrando que no mundo existe algo muito melhor que televisão e pizza.

Começa ai sua conexão com a natureza. Começa ai a descoberta de vários de nossos vícios, sejam eles por alimentos, eletrônicos, pensamentos, manias. Começa então o processo de desintoxicação comportamental. Você muda seus hábitos, muda seus conceitos e passa a trabalhar melhor o rompimento de condutas que o viciaram e não eram percebidos.

A alimentação, bem como os exercícios ajudam a essa mudança, sua mente fica mais alerta para outras finalidades, mas o mais importante, ela se aquieta, pois é natural que sua vontade de observar seja maior que sua vontade de conversar ou comentar sobre o que está vendo. Esse processo é a desintoxicação da mente que está sempre ativa, dando-lhe um tempo de descanso, que na Ayurvédica é muito importante para se economizar o Prana que é a energia vital do corpo. A mente agitada, a pessoa falante, usa muito prana e se desgasta demais. Em locais como este, a quantidade de prana é maior porque o ar não é contaminado de química como ocorre nas cidades grandes, com o movimento de veículos poluentes. Ai está a necessidade de mantermos um ar mais puro para todos, ele se torna um ítem para se viver melhor e não para o envenenamento do corpo.

A paisagem é maravilhosa e você se vê o topo do mundo. A consciência em preservação aumenta, mesmo que você não seja um ecologista, pois essa natureza é apaixonante e tudo o que dá paixão e faz seus olhos brilharem de alegria é saudável e como diria minha professora de Ayurvédica do Instituto Naradeva, Rita “Aquilo que nos traz paixão é a realização da alma”.

É verdade, tudo o que nos dá paixão de realizar é apenas seguir o que na verdade nossa alma sempre nos pediu. É seguir nossa missão mais pura e conquistar os sonhos mais íntimos que até então não tínhamos ideia.

Quantas vezes nos questionamos por não encontrarmos nossa real posição dentro da sociedade e nos vemos descontentes como nosso trabalho?

O retiro nos dá a chance de colocar nosso eu em ordem e quando nos aquietamos e permitimos que somente a vida nos guie, sem programações, sem pressa, sem expectativas, então encontramos o caminho correto e nos encontramos felizes de verdade. As consequências? Essas só serão as melhores, porque quando você está bem, tudo a sua volta está bem também.
Lembram do pote de ouro no fim do arco-íris? Pois é isso mesmo. Trabalhar nossa mente em paz e dar ao nosso corpo os nutrientes necessários para uma vida saudável é apenas o começo para outras realizações.
Quando encontramos esse equilíbrio, é mais fácil entendermos o que realmente nos falta e como começar a trabalhar essas faltas a partir de nós mesmos, sem esperar pelos outros. Uma vez que os outros nada teem a ver com nossas frustrações, pois estas foram causadas por nossa expectativa de colocar a responsabilidade de nossa própria felicidade nas mãos dos outros.

A finalidade de retiros como este é exatamente a de desintoxicar a mente e o corpo dos nosso vícios diários e proporcionar uma nova visão de nós mesmos e do mundo.

Prestar mais atenção em nossas próprias vidas e realizar nossos ideais, de forma mais consciente e determinada. Ver os problemas existentes com outro prisma e longe dos dramas e inconformidades que costumávamos sentir antes. Ver que tudo está certo e a mudança é nossa e só será realizada a partir de nós mesmos, sem bloqueios e sem resistências, apenas com a paixão de fazer a coisa certa, como vemos nas pessoas que realmente são felizes. Elas falam de suas profissões ou hobbies que realizam com amor, sejam eles trabalhos voluntários, um novo trabalho, um novo curso. Quando vemos alguém com os olhos brilhando por falar de uma nova experiência apaixonante, ou mesmo de uma conquista, que para uns parece boba, eis que vemos alguém que realmente ama o que faz, ama o que encontrou, ama a experiência que teve. E essa pessoa não verá nenhum problema ou mesmo barreira em seu caminho, ela consegue ver qualquer dificuldade como uma nova forma de aprimorar e melhorar o que ama fazer. Pense nisso.

Hoje é mais comum vermos pessoas que mudam de profissão depois de alguns anos atuando em sua área de formação, por quê? Porque houve uma grande mudança interna e muitas vezes a mudança só foi pra melhor. Só serviu para trazer mais qualidade de vida e mais paixão. Somos seres humanos movidos a estímulos externos, quando nos permitimos que a movimentação seja por extímulos internos, então estaremos sendo verdadeiros e com isso encontramos nosso pote de ouro no fim do arco-iris.


Luz, Amor e Gratidão





Nenhum comentário:

Postar um comentário