quinta-feira, 5 de abril de 2012

LAVANDA, AMIGA DE TODAS AS HORAS

Isso mesmo, a amiga de todas as horas.  Linda por sua simplicidade e cores suave e delicada.

Uma flor que é usada na culinária, nas gavetas, nos banhos, nos travesseiros, nas mesinhas de centro e em vários quintais, nos cremes e de diversas formas.

Refrescante, discreta, da família das Lamiaceae, nome botânico da antiga Lamiatae, existem diversas espécies de Lavanda, várias subfamílias, em diversos lugares do mundo. Calcula-se que no Brasil, exista cerca de 200 espécies. 

As propriedades do óleo essencial de Lavanda é conhecida por muitos. Além de aliviar as pequenas queimaduras, aquelas quando tiramos o assado do forno ou colocamos a mão na tampa quente de uma panela. Sua ação é imediata, aliviando a dor, o ardor e evitando o levantamento de bolhas. Muito indicada para os insones, pois acalma e traz paz ao sono.  Esta foto foi tirada na sede dos Terapeutas sem Fronteiras.


Nos cremes, alivia a pele de irritações, deixa o corpo mais relaxado, alivia a tensão dos músculos. Uma massagem com lavanda é uma bênção depois de um dia corrido e sentir o corpo exausto.

A Lavanda é antisséptica, calmante, adstringente, inseticida, é simplesmente tudo de bom. E quando você percebe que tem alguém com raiva ou irritado, pingue umas gotinhas perto da pessoa ou sente-se perto dela com o cheirinho dessa flor tão tranquilizante, você simplesmente será considerada a pessoa mais prazerosa para acalmar os ânimos. Mas vamos lembrar que o uso excessivo do óleo essencial de lavanda por dar dor de cabeça.

Aqui no Brasil, a Lavanda é conhecida como Alfazema, usada muito em rituais e também como oferenda para Iemanjá, a Rainha do Mar, portanto, a Lavanda torna-se um presente para os Deuses e não somente da Rainha do Mar.
Iustítia, ou Justitia é o nome da Deusa Grega que simboliza a Justiça e alguns acendem um incenso de lavanda para se ter justiça. Não é a toa que este óleo essencial ajuda, em terapias, a acalmar os egos mais inflados e os nervos mais inflamados.

Seu aroma apaziguador consegue quebrar as vontades mais ferrenhas para aqueles que gostam de uma briga.

A lavanda também é queimada em tributo aos Deuses no solstício de verão, dando uma abertura maior para a visão interior e permitindo-nos a receber a inspiração dos Deuses.


Experimente, depois de andar muito, um escalda pé com água morna e algumas gotinhas de lavanda, também pode acrescentar sal grosso ou sal marinho na água, muito relaxante.

Ou um banho com algumas gotas de óleo essencial em sua esponja de banho,  ou mesmo uma auto-massagem para ter uma noite de sono renovadora.

Para algumas pessoas, a lavanda ajuda a relaxar não somente o corpo, mas até os sonhos são mais tranquilos e calmos.

Grandes marcas de cosméticos usam a lavanda em seus produtos, quem não gosta desse aroma pelo corpo? Alguns até dizem que a lavanda também ajuda no campo das seduções.

Quando faço uma massagem com mais lavanda, sinto meu corpo relaxar junto com o do cliente, é uma sensação de união, é sentir realmente que todos somos um.

LUZ, AMOR e GRATIDÃO

4 comentários:

  1. Oi Satye! como uma pessoa apaixonada pela lavanda, não podia passar despercebida esta postagem...amei, acho que é nosso dever divulgar esta maravilha da natureza...parabéns pela postagem e quero aproveitar para te desejar uma feliz páscoa...
    http://claudiaroma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Claudia, gratidão pelo seu comentário, sou seguidora de seu blog e adoro suas postagens.

    Nesta Páscoa, que a Lavanda seja usada para união das famílias e renascimento da consciência divina.

    A estrutura da Lavanda, subindo sempre para o alto em linha reta, indica que seu caminho é da ascensão. Que é uma flor, cuja cabeça está na iluminação e inspiração por sua cor lilás ou arroxeada, seu corpo, sempre reto, parece um yogue em meditação, mantendo-se em equilíbrio com a energia do cósmica e terrena, suas folhas, delicadas, mas resistentes, mostram que os pensamentos têm direcionamento.

    A lavanda simplesmente é uma flor divina sim, como outros óleos essenciais, mas ela em particular, é ascensão.

    LUZ, AMOR e GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  3. Oi Satye! Adorei o post sobre a lavanda e as dicas! beijos no coração... Amanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, a Lavanda realmente é uma excelente amiga de todas as horas. Ela nos acalma, nos aquieta, simplesmente nos permite estar em paz.
    Um beijo e obrigada por seu comentário.

    ResponderExcluir