sábado, 27 de novembro de 2010

RESPIRAR E OBSERVAR



Olá queridos(as) tudo bem?
Todos sabem que adoro meditação, mentalização e tudo isso só dá certo quando sabemos utilizar a respiração.

Veja a matéria abaixo, tirada do site www.docelimão.com.br.

Podemos nos observar e nos conhecer melhor através de nossa respiração, aliás, nosso corpo fala e precisamos estar atentos a ele. Nosso corpo sempre avisa quando precisamos dar um tempinho para nós mesmos ou quando estamos exagerando em algo.

Os médicos utilizam exercícios de respiração para quem está estressado, estafado, ansioso. Respirar fundo e devagar, muitas vezes, usa-se um saco de papel para fazer a respiração.

Vamos respirar com calma, a vida é bela, e precisamos aproveitar o que tem de melhor, e posso afirmar, ir a parques, florestas, praia, o ar é diferente e conseguimos respirar com muito mais leveza. A Inspiração com a maior facilidade. Qualquer um sabe que quando estamos calmos, tudo se resolve na facilidade, na tranquilidade e no amor. 

Respire vida, alegria, piadas, amigos, lazer, um bom filme, um bom papo!

Um grande beijo, LUZ, AMOR e GRATIDÃO!



A respiração é um indicador do estado emocional e mental. Quando as emoções estão agitadas, a mente estará agitada, e a respiração CERTAMENTE. Se a respiração acalmar, tudo o mais se acalmará.
Quando observamos nossa respiração, descobrimos que a nossa mente e o nosso corpo estão num contínuo estado de agitação e desconforto. Com o simples ato de observar a respiração, podemos sentir um relaxar da intensidade das causas, das imagens e refluxos dos nossos sofrimentos.
A prática desse contato consciente com a respiração, por si só, elimina as impurezas das emoções e da mente. Assim, cada vez mais, vamos sentindo um alívio e nossas pre-ocupações deixam de existir. O novo AR trás consigo novas visões, óticas, soluções.
A esse respeito, quando nos aprofundamos na investigação da verdade, verificamos que essa agitação e este desconforto estão presentes nos níveis mais sutis.
A observação da respiração é uma meditação universal, que se baseia na descoberta desta verdade: a de cada momento, tal como ele realmente é.
Ao respirar lenta e pausadamente procure observar, sem reação, seus sentimentos e pensamentos. Se você for dominado por alguma emoção muito forte ou sentir dores no corpo, tente apenas observá-las; permita a manifestação de acordo com as leis da natureza; assim como surgiram, desaparecerão; apenas observe com paciência e serenidade.
Ao compreendermos profundamente dentro de nós como o sofrimento é gerado, compreenderemos também como podemos eliminá-lo. Respirar é vida, é oxigênio entrando em nosso cérebro, em cada célula para nos dar energia, AR, inspirAção...
Observe a sua respiração, cada vez mais serena e tranquila, mais profunda e ritmada, sem criar reatividade, apenas observar, observar e observar...
Sinta-se confortável. Feche os olhos e tente observar sua respiração. Vá relaxando as partes do corpo que estiverem tensas, apenas observando a respiração e percebendo seu corpo, sensações e sentimentos.
Quando vierem os pensamentos, você provavelmente esquecerá da respiração. Não se preocupe, ela é instintiva e você não vai morrer, apenas desidentifique-se dos pensamentos e volte a observar a respiração, calma e serenamente. Pratique este exercício diariamente por 5, 10 ou até 15 minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário