sábado, 27 de novembro de 2010

JARDINS SUSPENSOS por AFONSO CAPELAS JR.


Olá queridos(as), tudo bem com vocês?
A uns anos atrás vi uma matéria sobre os jardins suspensos no Japão, pois o verão lá é muito quente e o uso de ar condicionado é um absurdo. Mas diga-se de passagem, é muito lindo!Lindo de viver!!!Bem que todos nós poderíamos incorporar essa idéia em todos os lugares!Eu tinha um vasinho na minha mesa, adorava ver a plantinha linda, já que tinha que ficar fechada dentro de um prédio onde não havia janelas para abrir. Acho super viável, mas nada confortáveis esses conjuntos empresariais... ar condicionado direto, sem uma brisinha para você respirar... adoro verde e meu escritório será, com certeza, de frente para um lindo jardim!
Obrigada Afonso por me lembrar de alegres momentos naquele país!!!
Um grande beijo, LUZ, AMOR e GRATIDÃO!







Belos exemplos de sustentabilidade na prática na minha grande e desvairada cidade: o primeiro vem do jovem agrônomo Sérgio Rocha, de apenas 33 anos, criador do Instituto Cidade Jardim. Ele conseguiu desenvolver uma técnica especial para cultivar pequenas florestas nos alto de edifícios, com direito até a espécies da Mata Atlântica de grande porte. Duas dessas florestas urbanas já estão no telhado dos edifícios de duas redes bancárias.
Tudo bem, nem dá para contemplar direito esses pequenos espaços verdes cá embaixo. O que importa é que eles estão lá e fazem um bem danado à metrópole: entre outros benefícios, ajuda a refrescar os ambientes dentro do imóvel - diminuindo a necessidade de uso do ar condicionado - absorve os gases causadores das mudanças climáticas e atenuam os efeitos das chamadas "ilhas de calor" da cidade, provocadas pela excessiva cobertura de asfalto e pelo concreto das construções.
Você vai ver, no final deste post, que também pode instalar um telhado verde em sua laje, num passo a passo de especialistas publicado na edição especial Casa Sustentáveldas revistas Casa Claudia e Arquitetura & Construção.
O outro bom cidadão sustentável na prática é de um aposentado vizinho do aeroporto de Congonhas, na zona sul. Mais de 30 anos atrás, Eifuku Nakao, de 80 anos, resolveu plantar um pé de abacate no terreno abandonado e cheio de entulho perto de sua casa, ao lado de um dos aeroportos mais movimentados do país.
Hoje, além do abacateiro, Nakao vê as cerejeiras, mangueiras e outras árvores que semeou vicejantes ao lado de roseiras a colorir um grande jardim visitado por muitas espécies de aves.  
Não é um jardim suspenso, mas a área de mais de 20 mil metros quadrados - que ficou verde e livre do entulho com o empenho de  Nakao - está prestes a transformar-se emparque, com direito a equipamentos de lazer e até quadra de esportes.
É assim: boas ideias e boa vontade sempre dão certo e fazem bem.
Leia também
Telhados sustentáveis (com o passo a passo)

3 comentários:

  1. Amei a idéia e proposta..
    Quero em minha casa!!!

    ResponderExcluir
  2. Vc Sabe como é o nome da quela planta roxa na primeira foto ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Lucas Rodrigues, tudo bem? sinceramente não sei o nome desta árvore, mas que é linda é.

    ResponderExcluir