segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ANSIEDADE - Por: Henrique Terra



..
.(também conhecida popularmente como preocupação)
.Será que eu vou conseguir? Mas se eu conseguir, certamente a minha vida mudará e, puxa vida, eu já investi tanto neste meu modo de viver... E os outros, como será que reagirão à minha mudança? Será que perderei meus amigos? Eu gosto tanto deles, mas estou certo de que estão me julgando... O que será que pensam? Será que isso pode atrapalhar a conquista do meu objetivo? Será que eu vou conseguir?...

Essa é a dinâmica da ansiedade.
......Uma pessoa ansiosa segue uma sucessão de pensamentos que geralmente acaba onde se inicia e daí um novo ciclo, e mais um, e mais um, como um cão correndo atrás do próprio rabo.
......Sintomas da ansiedade
......A ansiedade está basicamente relacionada às preocupações que sugerem sempre acontecimentos catastróficos e, por conseqüência, o medo.
......As preocupações nos movem emocionalmente tanto quanto uma ocorrência real. Ao imaginar uma cena de perigo o nosso sistema emocional não saberá distinguir o real do irreal e o organismo começará a responder: o coração aumentará os batimentos, as mãos começarão a suar e podemos até tremer de medo. Haverá o aumento dos níveis de hormônios como os corticóides e a adrenalina. O nosso corpo estará preparado para a luta ou a fuga através do envio do sangue aos músculos responsáveis pelos movimentos, o que dá a sensação de “gelar”.
......Circuitos nos centros emocionais do cérebro disparam a torrente de hormônios que põe o corpo em alerta geral, tornando-o inquieto e pronto para agir, e a atenção se fixa na ameaça imediata, ainda que imaginária, para melhor calcular a resposta a dar.
......Efeitos prejudiciais da ansiedade
......A ansiedade é, talvez, a emoção que causa maiores danos à saúde, associando-se ao começo de doenças e à dificuldade de recuperação, por gerar tensão extrema.
......Os prejuízos à saúde causados pelas tensões são muito parecidos com os da ira, culminando em inúmeros distúrbios sistêmicos, como problemas gástricos que vão de simples queimação ou náuseas a gastrite crônica ou úlcera; comprometimento do sistema imunológico aumentando a vulnerabilidade a infecções ou precipitando a metástase do câncer; intensificação da formação de placas causadoras de arteriosclerose e obstrução de veias e artérias causando enfarte do miocárdio; princípio ou aceleração da diabetes; intensificação ou provocação de ataques de asma. Doenças inflamatórias do intestino de origem emocional como a colite, por exemplo, têm a sua gênese ou agravamento com a ansiedade.
......A memória que já é comprometida pela ação imediata da angústia, pode ter o seu comprometimento agravado com danos físicos ao cérebro, mais precisamente ao hipocampo, causados pela tensão mantida a longo prazo.
......As mulheres são mais vulneráveis aos efeitos nocivos da ansiedade e do medo.
......A ansiedade nos impede de vivermos integralmente, pois mediante a necessidade de uma ação elementar, temos a mente mergulhada em fantasias de infortúnios. As preocupações dominam a razão, e o desempenho mental fica comprometido, uma vez que se intrometem em todas as tentativas de concentração levando o ansioso, invariavelmente, ao fracasso em atividades básicas.
......É uma grande inimiga da nossa vida profissional e afetiva, posto que sabote qualquer iniciativa, afetando a capacidade de tomar decisões.
......Acaba com a clareza mental e a memória: o medo causado pela ansiedade não deixa que a atenção escape da “ameaça”, obcecando a mente em nos proteger, prendendo a pessoa ansiosa em uma idéia fixa a respeito do seu objeto de preocupação de forma a ignorar todo o resto, destruindo a flexibilidade de raciocínio e associações.
......Com as habilidades mentais minadas pela ansiedade acabamos fracassando em nossas atividades, tornando assim, as preocupações em profecias auto-concretizantes, uma vez que nos arrastam para o desastre que pressagiam. 
......As preocupações, por vezes, adquirem uma conotação mística inconsciente, posto que profetizem muitos acontecimentos que não se concretizam, transformando-se em “talismãs” que afugentam o mal previsto adquirindo o crédito de prevenir o perigo.
......Lidando com a ansiedade
......Não basta dizer a um preocupado crônico que não se preocupe e simplesmente viva feliz. É um distúrbio que, uma vez instalado, traz automaticamente à tona mais e mais preocupações sem qualquer possibilidade de controle por parte do ansioso, mantendo-as vívidas e se retro-alimentando de novos pensamentos.
......A menos que se torne autoconsciente, o preocupado crônico não verá saída do seu estado angustiante e, comumente, acabará na sala do psiquiatra com uma receita de ansiolíticos e, por vezes, anti-depressivos, uma vez que o seu estado pode aprofundar-se em depressão, fobias, distúrbio obsessivo-compulsivo ou síndrome do pânico.
......Reconhecer o momento em que os pensamentos preocupantes emergem, quais as situações que os levam a se desenvolver e as sensações da ansiedade no próprio corpo é o primeiro passo para reverter o quadro.
......Uma vez reconhecido, o pensamento deve ser contestado intelectualmente: Quais as verdadeiras probabilidades de que tal fato aconteça? Preocupando-me eu posso evitar verdadeiramente o acontecimento catastrófico que imagino? Não seria melhor permanecer relaxado e com as minhas capacidades mentais íntegras caso ocorra algo que precise da minha intervenção?
......Após a atuação intelectual enfraquecer a ação da preocupação, é preciso deixar que os pensamentos passem, sem se apegar a eles.
......Isso é meditação e meditando nos tornamos conscientes. Perceba que estando consciente é impossível se preocupar, porque para ficar consciente é preciso estar no aqui/agora o que é a antítese da preocupação, lembrando que preocupar-se é ocupar-se previamente com algo, é mover-se para o futuro ou a locais onde você não pode estar naquele momento, vivendo acontecimentos imaginários que afligem tanto quanto os dramas reais.
......Estados ansiosos normalmente são causados por preocupações tão absurdas que são risíveis.
......Tornar o estado ansioso em outro mais positivo através do bom humor e descontração é também uma forma de se livrar da ansiedade.
......Os estados de espírito positivos aumentam a flexibilidade dos pensamentos permitindo lidar eficientemente com mais complexidades, facilitando encontrar soluções para os problemas intelectuais ou interpessoais.
......O bom humor ajuda a pensar com maior amplitude e a associar mais livremente, notando detalhes que de outro modo poderiam escapar.
......Uma boa risada leva a vantagens intelectuais impressionantes sobre a ansiedade.
......Aprender a rir de si mesmo é um bálsamo contra muitos males, pois, convenhamos, como somos burlescos às vezes!
......Conta uma lenda que um Buda, muitas vezes associado à Hotei, conhecido como o "Buda gordo" – aquele de quem temos a imagem representada com uma grande barriga simbolizando satisfação – sentava-se em praça pública para fazer suas preleções espirituais e começava a rir. Ria muito e sua risada contagiante afetava a todos. Enquanto riam desenfreadamente ele simplesmente se levantava e ia embora deixando atrás de si uma multidão satisfeita e feliz.

.Não há nada mais espiritual do que uma boa risada.



Segundo a crença popular, apreciar uma pintura ou ter uma estatueta de Hotei espanta as preocupações.








Henrique Terra é músico, artista plástico e professor e praticante de meditação.

2 comentários:

  1. "Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja..."
    É um fantasma que luto diariamente para afastar de minha vida. É tão fácil, por que será que a gente complica? Boa semana! Beijo grande! Vy

    ResponderExcluir
  2. Adorei o teu blog, tudo de bom e já me tornei seguidora...obrigada pela sua visita! bjs

    ResponderExcluir