segunda-feira, 15 de agosto de 2011


SÂNDALO

Planta/parte - Árvore/parte interna do durame
Nome Latino - Santalum Album
Família - Santaláceas
Nota - Básica
Planeta - Não identificado
Extração - Destilação

AROMA: amadeirado, doce e exótico, sutil e prolongado.

CARACTERÍSTICAS: Esse maravilhoso óleo provém de uma árvore sempre-verde parasita que finca suas raízes em outras árvores. A madeira amarelada é vendida em raspas finas e as árvores são cortadas quando alcançam a maturidade, aos sessenta anos - nunca antes de trinta anos. Há um consenso geral de que o melhor óleo essencial vem de Mysore, na Índia. Existem outras variedades de sândalo, como o Pterocarpus santalinus vermelho, usado principalmente como agente corante, e o sândalo australiano, conhecido como Santalum spicatum, que segundo dizem, produz um óleo de qualidade inferior.

HISTÓRIA E MITO: É popular desde a Antiguidade, e as caravanas carregadas de sândalo eram elementos comuns na paisagem das rotas de comércio que partiam da Índia em direção ao Egito, à Grécia e a Roma. O sândalo foi usado na construção de vários templos antigos indianos e também na fabricação de móveis, provavelmente em virtude de sua resistência às formigas. Ele é muito requisitado como incenso - seu efeito calmante era muito útil à meditação e sua popularidade em cerimônias religiosas, especialmente na Índia e na China, foi sempre muito grande. Era queimado em funerais, pois acreditava-se que ajudava a libertar a alma na morte.
Usado no processo de embalsamento pelos egípcios, também era conhecido remédio contra a gonorréia. É um ingrediente utilizado com frequência em perfumes, embora, infelizmente, seja considerado sujeito a adulteração. As árvores estão praticamente extintas e hoje são utilizadas apenas para a destilação de óleos.

COMPONENTES QUÍMICOS: Santalol (álcool), furfurol (aldeído) e santaleno (sesquiterpeno)

PROPRIEDADES: Antiinflamatório, anti-séptico, antiespasmódico, afrodisíaco, adistringente, carminativo, diurético, emoliente, expectorante, sedativo e tônico.

PRECAUÇÔES: O aroma prolongado fica, em geral, impregnado nas roupas mesmo após a lavagem. Suas qualidades afrodisíacas são bastante conhecidas - use-as por sua conta e risco! Talvez seja aconselhável evitá-lo em estado de depressão - pois pode aumentar ainda maias o desânimo.

MENTE: É um óleo muito relaxante, alivia a tensão nervosa e a ansiedade - é mais sedativo que revigorante. Acredita-se que seja útil no tratamento das atitudes obsessivas e que ajude a romper com laços com o passado. Pode ser usado para confortar pacientes terminais, pois ajuda a trazer paz e aceitação.

CORPO: É muito benéfico para o sistema genituário, aliviando a cistite. E deve ser massageado na região dos rins, onde tem ação purificadora e antiinflamatória.
Suas qualidades afrodisíacas podem aliviar problemas sexuais, como frigidez e impotência, talvez através do tratamento da ansiedade interna. As ações tônica e antiespasmódica no organismo favorecem o relaxamento e proporcionam uma sensação de bem-estar. Já foi utilizado no passado para aliviar doenças sexualmente transmissíveis e pode ter ação purificadora nos órgãos sexuais. pode ajudar a aumentar as secreções vaginais.
Também é benéfico para o tratamento de infecções no peito, de inflamações de garganta e de tosses secas que acompanham a bronquite e as infecções pulmonares. É muito relaxante e induz ao sono quando há condições de acúmulo de catarro. Ajuda a estimular o sistema imunológico e a controlar a infecção.
Também pode tratar a azia *uma sensação de queimação abaixo das costelas) e ser útil em casos de diarréia, em virtude de suas propriedades adistringentes.

EFEITO NA PELE: Em geral, é um óleo equilibrador, mas especialmente recomendado para o eczema seco e peles envelhecidas e desidratadas. Proporciona um efeito suavizante e pode ser um ótimo creme para o pescoço, se misturado a manteiga de cacau. Alivia a coceira e a inflamação, e suas qualidades anti-sépticas podem ajudar a tratar a acne, os furúnculos e as feridas infeccionadas.

MISTURAS: Manjericão, benjoim, pimenta-do-reino, cipreste, olíbano, gerânio, jasmim, lavanda, mirra, néroli, palmarosa, rosa, vetiver e ylang ylang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário