sábado, 26 de novembro de 2011

LUA EM SAGITÁRIO - Por: Rosa Maria Pacini


Novo Ciclo de Lunação em Sagitário: “Navegar é preciso, viver não é preciso”

 

 Ontem, 25/11/2011, às 04h09min, teve início o penúltimo ciclo de lunação do ano oficial de 2011 a 02° 37’de Sagitário.
Regido por Júpiter, o maior planeta do sistema solar, este é o signo da expansão dos horizontes, portanto está associado á capacidade do ser humano de explorar novas possibilidades, indo além dos limites do que é conhecido e dos caminhos já trilhados, sem medo de ser feliz!
 
Isto significa que cada um de nós está tendo a oportunidade de se tornar maior e melhor do que tem sido até aqui.
Mas é preciso atentar para o seguinte: embora a vida deva ser vivida com atitude desbravadora coragem, isto requer comprometimento, firmeza de postura foco; caso contrário haverá desperdício de energias e de oportunidades.
Antes de entrar nos detalhes desta lunação, peço que você acesse o link abaixo para ler a postagem, “Lunação em Sagitário: Tempo de Otimismo e Expansão”, que fiz em 2010, pois ela está bastante completa; além disso, aprender a não desperdiçar energia é uma das lições a serem assimiladas onde se tem Sagitário no Mapa (e eu o tenho na casa das comunicações com o meio em que vivo).  
http://empowerment21.blogspot.com/2010/12/lunacao-em-sagitario-tempo-de-otimismo.html#more  

Vamos, então, às especificidades deste novo Ciclo de Lunação.
 

Em 1º lugar, preciso dizer que ocorreu uma eclipse parcial do Sol, logo depois do início deste ciclo e isto indica propensão a se resgatar lembranças, experiências e sentimentos que foram significativos no passado.
Coletivamente, poderão ocorrer eclosões de movimentos que defendam valores conservadores, em nome da ética e da justiça, pois muitas pessoas, cansadas dos abusos cometidos por parte dos poderosos, poderão desejar voltar ao passado visando resgatar um tempo em que havia maior respeito a direitos e deveres e maior compromisso com a verdade, sobretudo por parte dos governantes e legisladores.     
No nível pessoal é possível fazer uma reavaliação da trajetória de vida percorrida até aqui para corrigir possíveis erros e desvios de rotas. Mas é fundamental agir com muita cautela, para evitar precipitações, seja em termos das conclusões tiradas, seja em termos das iniciativas a serem tomadas.  
 Isto porque com o Sol parcialmente encoberto pela Lua, a consciência (Sol) poderá ser obnubilada por sentimentos e emoções (Lua) que impeçam o acesso a uma visão de mundo mais ampla, portanto a uma avaliação mais objetiva.
Assim sendo, neste momento é muito importante prestar atenção a padrões comportamentais compulsivos que em nada contribuem para a sua evolução; muito pelo contrário, eles prejudicam seus projetos expansionistas e precisam ser revistos com urgência.
 

Atenção! O momento requer honestidade de intenções e transparência acional, inclusive nos diálogos travados consigo mesmo (a). Evite a autocondescendência ou a tentação de dar de ombros quando a consciência disparar o alerta para você prestar atenção em suas ações. Nada de manifestar padrões do tipo “que se dane”.
Além disso, é fundamental concluir o que já está em andamento e eliminar pendências. Isto porque é preciso dar continuidade ao processo de autotransformação iniciado no último ciclo, tendo flexibilidade para fazer os ajustes necessários.
 
Durante este Novo Ciclo você terá a oportunidade de desenvolver o senso de proporção, sabendo agir com equilíbrio e discernimento, portanto cuidado com a tendência a extremismos, pois ela poderá levar à intransigência, à intolerância e a posições dogmáticas que são contrárias á iluminação possibilitada pelo céu sagitariano: um céu que lhe oferece bençãos de fé, justiça, sabedoriaalegria, otimismo e prosperidade.
 
E como o Universo é perfeito, exatamente ontem, 25/11/2011, Mercúrio, que está transitando em Sagitário desde o dia 03, tornou-se retrógrado. Isto vem fortalecer tanto a tendência a se rever situações, relações, ideias e percepções do passado, quanto incrementar a oportunidade de se concluir pendências e assuntos inacabados.
 
Não é momento para precipitações e ações intempestivas. Lembre-se que a sabedoria tem como principais trunfos: a paciência, a prudência, a flexibilidade e o senso de oportunidade. Então, vá com calma e evite forçar situações, pois, como já diziam nossos ancestrais, “a pressa é inimiga da perfeição”.
Reveja seus projetos mais ambiciosose seus planos de expansão, pois certamente há detalhes a serem melhorados, antes de pô-los em prática. Faça o mesmo em relação ao que já está em andamento, tendo jogo de cintura para contornar problemas ou obstáculos que possam surgir no meio do caminho.
Controle a ansiedade e saiba agir com diplomacia, por mais difícil que isto lhe pareça ser neste momento. Lembre-se que você pode dizer as verdades mais duras, desde que o faça com elegância e sensibilidade.      
 E sabe como isto será possível? Entrando na sintonia positiva de Vênus. O planeta das relações, e do dar e receber que lhes é inerente, está se preparando para sair de Sagitário, onde ingressou em 03/11, junto com Mercúrio. E é quando um planeta entra e sai de um signo que sua energia tende a ser mais impactante. 
 Assim sendo, aproveite este período para desenvolver o espírito de camaradagem em suas relações, abrindo-se a novas percepções e visões de mundo, despojando-se de possíveis preconceitos e crenças dogmáticas para valorizar pontos de convergência e afinidades, em vez de focalizar diferenças e pontos de vista divergentes, pois é isto que produz desentendimentos atritos.  
Este alerta é particularmente importante, pois Marte, o planeta da ação, está caminhando lentamente pelo signo de Virgem desde 12/11 e se você não tomar cuidado poderá entrar em sintonia com a tendência à ênfase exagerada nos erros, falhas e fragilidades, tanto seus, quanto alheios, o que acabará levando à criticidade improdutiva e até mesmo destrutiva. 
 Aproveite a estadia prolongada de Marte em Virgem, que durará cerca de 8 meses, para cuidar muito bem, nos mínimos detalhes, de seus planos, ações, relações, trabalhos e empreendimentos. Isto não tem nada a ver com querer exercer controle férreo sobre todos os acontecimentos, pois, no ciclo de Lunação em Sagitário, todos nós temos condições de saber lidar com o imponderável.
Outra coisa: se você tiver dificuldade para organizar seu cotidiano - seja porque não tem paciência para lidar com “questões menores”, que fazem parte da rotina diária, seja porque prefere investir tempo e energia para lidar com questões existenciais, seja porque simplesmente não consegue manter o foco em questões práticas -, esta é uma oportunidade de ouro para você libertar-se de padrões deste tipo.

Tenha em mente o seguinte: expandir a consciência não significa apenas abrir-se às questões filosóficas e espirituais; implica, em libertar-se de preconceitos em geral e, sobretudo, em aprender a lidar com limitações, para depois superá-las.
E, cá entre nós, subestimar a experiência terrena não deixa de ser tão preconceituoso quanto subestimar a espiritualidade, pois ambas são complementares, já que é através da imersão na vida físico-material que o espírito se fortalece e pode evoluir.
Na verdade, trata-se de um recurso quase sempre usado para compensar uma dificuldade conhecida, embora nem sempre admitida, mas que muitas pessoas têm: a de adequar-se aos limites da realidade. 
Aproveite o estímulo á transparência que este novo ciclo de lunação lhe dá para assumir com a mesma aceitação tanto seus pontos mais fracos quanto os mais fortes, pois só assim, você poderá repolarizar suas energias visando torná-las cada vez mais positivas e expansoras. 
 Vale acrescentar ainda que Júpiter, o regente de Sagitário, está em trânsito retrógrado no signo de Touro, em harmonia com Marte em Virgem e com Plutão em Capricórnio, sendo que ambos os planetas são regentes de Escorpião, o signo da profunda autotransformação. 

Isto significa que o momento é oportuno para você introduzir mudanças significativas em sua vida, desde que você mantenha o foco e aja a partir de motivações que visem favorecer ao maior número possível de pessoas. 

Afinal, segundo a mitologia, o benevolente deus Júpiter, considerado o grande preservador da vida, é acima de tudo justo, pois envia seus raios protetores, sobre os mais fracos para livrá-los da opressão de poderosos.

Se você quiser conquistar as boas graças simbolizadas por Júpiter, empenhe-se em viver uma vida realmente significativa, fazendo a diferença para melhor no mundo em que você vive e na vida das pessoas com as quais você se relaciona.
 Acompanhe o desenrolar deste Novo Ciclo de Lunação: 
Fase Nova: Vai até 02/12/2011.Oportunidade de introduzir mudanças em sua vida, revendo projetos, relações e situações que precisam e podem ser melhorados para a sua evolução.   
Crescente: 02/12/2011, 07h52min, a 09° Peixes. Vai até 10/12. Momento de fazer ajustes, contornar problemas e encontrar soluções que favoreçam a consecução de seus objetivos e metas. 
Cheia: De 10/12/2011, 12h35min, a 18° Gêmeos. Vai até 17/12. Você terá clareza das situações vivenciadas e já poderá colher os frutos das iniciativas positivas, bem como aprender com possíveis erros e falhas. 
Minguante: 17/12/2011, 22h47min, a 25° Virgem até 24/12. Fim deste Ciclo de Lunação. Hora de prepara terreno para o novo Ciclo em Capricórnio que terá início quase no fim do dia 24/12/2011.  

Um comentário: