segunda-feira, 28 de março de 2011

ATITUDES QUE DRENAM NOSSA ENERGIA


Olá querido(a) tudo bem?

Abaixo um texto muito interessante e a cada item, vou colocando uma dica que poderá ser útil para você se desvencilhar dessas energias que nos impregnam a alma, o coração e nos torna doentes caso não as eliminemos de nosso pensamento.

 

1. Pensamentos obsessivos - Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos, mal comum ao homem ocidental, torna-se escravo da mente e acaba gastando a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar ainda mais os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à qualidade deles. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade para nossas vidas. 

OBS. Quando existe essa obsessão, é necessário canalizar a energia para outros objetivos. É possível fazer isso através de esportes, artes, meditação e minimizar os efeitos dos fatos e das pessoas. Guardar rancor pode causar um infarto, ou mesmo um câncer em sua vida. Você é responsável por tudo o que ocorre em sua vida e é necessário drenar essa energia negativa para objetivos mais saudáveis, como um trabalho voluntário. Esses pensamentos obsecados se tornam uma bola de neve e nos cegam para as oportunidades que aparecem em nossa frente.

2. Sentimentos tóxicos - Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas. Isso acontece quando a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gastam energia, e a ansiedade descompassa a vida. Por outro lado, os sentimentos positivos, como a amizade, o amor, a confiança, o desprendimento, a solidariedade, a auto-estima, a alegria e o bom-humor recarregam as energia e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.

OBS. Todos precisamos ter momentos dedicados ao lazer, ao trabalho, aos amigos e familiares, não vivemos sozinhos no mundo e é um grande respeito a nós mesmos e temos que ter um tempo só para nós, onde a reflexão de nossos atos e nosso silêncio com o mundo deve ser respeitado.  Se existem problemas financeiros que te tirem a oportunidade de gozar os momentos de descanso, lembre-se que existem muitos lugares onde é possível visitar e de graça, outros a um investimento pequeno, como museus. Sem contar que uma economia para uma viagem ou mesmo um passeio pode estimulá-lo e ajudar a equilibrar seu orçamento. É um exercício precioso para se alcançar o que se pretende.
Se estiver difícil manter o bom humor, veja muitas comédias, comece a retreinar seu sorriso diante do espelho, veja como você consegue ser bem humorado, os problemas nos tiram a noção da alegria. Mas podemos ser felizes e bem humorados com esses problemas, e tenha certeza, ficarão mais leves com o tempo e você conseguirá resolver tudo com muita facilidade. A facilidade que o estresse lhe tirou.

3. Maus hábitos, falta de cuidado com o corpo - Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para a manutenção da saúde energética.

OBS. Problemas nos tiram o sono, ócio também, pois um corpo que não consegue relaxar, não consegue ser flexível com a vida, dificilmente tem condições de ser um corpo saudável. Entenda que seu corpo fala e que ele é o dispositivo que lhe informa que tem que tomar providências. No caso de insônias, aconselho massagens nos pés e alongamento. E lembre-se que alongamentos podem ser feitos no trabalho, na rua, no ponto de ônibus, em casa, cozinhando. Em qualquer momento podemos nos exercitar. Mesmo que seja fazer flexão de braço com a pasta de trabalho enquanto espera o ônibus.

4. Fugir do presente - As energias são colocadas onde a atenção é focada. O homem tem a tendência de achar que no passado as coisas eram mais fáceis: "bons tempos aqueles!", costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto aqueles que não conseguem esquecer os traumas, colocam suas energias no passado. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que vivem esperando pelo futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. E é apenas no presente que podemos construir nossas vidas.

OBS. Quando fugimos frequentemente para o passado, porque ele foi melhor que nosso presente, começamos a pedir que doenças mentais nos invadam. Principalmente Alzheimer. Voltar ao passado lembrar esses momentos a todo instante pode fazer com que não voltemos mais. Pense nisso e começe a programar uma vida melhor. Caso ache que não consegue sozinho, pode pedir a ajuda de um terapeuta. Reiki, Meditação, Reflexologia são algumas das terapias que ajudam a ter mais estímulo e deixar o passado para o passado. Levando-o ao presente. Uma terapia transpessoal também é válida, florais, tai chi, tudo é trabalho com a energia do corpo e a renovação das energias em consequência, a mudança de pensamentos e atitudes.

5. Falta de perdão - Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoamos, menos bagagem interior carregamos, gastando menos energia ao alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres, abertos para a felicidade. Quem não sabe perdoar os outros e a si mesmo, fica "energeticamente obeso", carregando fardos passados.

OBS.  Concordo com a "energeticamente obeso" Mas saiba que isso também se reflete no corpo e com esse excesso de energia negativa acumulada, você bloqueia todos os meridianos e deixa de permitir que as boas energias circulem. Águas passadas não movem moínhos e é impossível voltar atrás e refazer seu presente, então permita-se neste presente, construir um novo futuro.
PNL, Florais, Balanceamento muscular, Cromoterapia, Massagens ajudam a relaxar as tensões e conduzir seu foco aquilo que lhe é melhor. 

6. Mentira pessoal - Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: a mocinha boazinha, o machão, a vítima, a mãe extremosa, o corajoso, o pai enérgico, o mártir e o intelectual. Quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.

OBS. Quando mentimos dessa forma apenas afirmamos a todos que não nos amamos se formos autênticos. Para você o que é melhor, manter a sua autenticidade ou ficar buscando intensamente o afeto das pessoas inventando personagens aos quais só nos deixarão tristes? Lógico que existe um  lado negro em todos nós, mas ele pode ser gasto em esportes, ou qualquer atividade que lhe faça gastar energia, mas que lhe dê um prazer e lhe faça se sentir leve. Existem terapias que podem te ajudar a gastar essa energia, escaladas, corridas, esportes mais radicais.

7. Viver a vida do outro - Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energeticamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida. O único prêmio, nesse caso, é a frustração.

OBS. Esperar algo de alguém ou mesmo achar que a pessoa não vive sem seu auxílio é ilusão e você estará tirando a oportunidade de deixar com que as pessoas cresçam por si só. Orientação é uma coisa, tomar todas as responsabilidades para si é outra totalmente diferente e além disso, temos que ter em mente que semelhante atrai semelhante e por isso é muito válido que prestar atenção no(s) outro(s) que atraímos para ver onde precisamos melhorar. No caso disso acontecer com familiares, Constelação familiar é uma excelente terapia para entender e resolver os problemas existentes. Principalmente quando se trata de relacionamentos e saúde. 

8. Bagunça e projetos inacabados - A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, gavetas, a bolsa e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo. À medida em que ordenamos e limpamos os objetos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alívio. Não terminar as tarefas é outro "escape" de energia. Todas as vezes que você vê, por exemplo, aquele trabalho que não concluiu, ele lhe "diz" inconscientemente: "você não me terminou! Você não me terminou!" Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir o trabalho. O importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do auto-conhecimento, da disciplina e da terminação farão com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia.

OBS. Arrumar as gavetas e as coisas é o mesmo que arrumar suas idéias. Muitas vezes temos insigth quando fazemos uma tarefa de organização. Manter alguma rotina é muito bom e pode ser considerada como um ritual da organização mental e emocional.
Desistir de algo significa fechar as portas para algo que realmente não se quer mais, sendo assim, portas novas se abrirão.
Não deixar para a tarde o que pode ser feito agora. Isso é muito importante, pois podemos esquecer com o tempo de resolver pequenos problemas que podem se tornar problemões mais tarde, ainda mais quando um imprevisto aparece.

9. Afastamento da natureza - A natureza, nossa maior fonte de alimento energético, também nos limpa das energias estáticas e desarmoniosas. O homem moderno, que habita e trabalha em locais muitas vezes doentios e desequilibrados, vê-se privado dessa fonte maravilhosa de energia. A competitividade, o individualismo e o estresse das grandes cidades agravam esse quadro e favorecem o vampirismo energético, onde todos sugam e são sugados em suas energias vitais.

OBS. Uma dica muito legal é colocar os pés na terra ou na grama. Se tem uma praça próximo a sua casa, faça isso, se tem um parque maior, dê um passeio. Deixe o celular e o relógio em casa, vá a um parque, ande descalço, libere a energia estática de seu corpo. Se dê o prazer de respirar ar puro, ouvir os pássaros, as folhas e galhos balançando ao vento. Relaxe e sinta a brisa em seu rosto. Aproxime-se da natureza e seja abençoado pela sua energia. Praia também é excelente, a água salgada te recarrega de energia vital, a areia te descarrega do estresse. Também deixe o celular e o relógio em casa quando tiver a oportunidade de ter esse momento com a natureza. Observe os pequenos animais e perceba como a natureza funciona em sincronia, como ela se deixa levar pela ordem natural e permite que a essência de seu espírito aja. Tente permitir isso também, que seu espírito aja de acordo com as Leis do Universo.
 
Muita LUZ, AMOR e GRATIDÃO

fonte: www.bemviver.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário