quinta-feira, 14 de julho de 2011

É MESMO?



"O mestre zen Hakuin morava numa cidade do interior do Japão. Altamente estimado e respeitado, era procurado por muitas pessoas que buscavam orientação espiritual. Então aconteceu que a filha adolescente do seu vizinho apareceu grávida. Quando os pais da moça, tomados de ira e revolta, a interrogaram sobre a identidade do pai da criança, ela acabou dizendo que era Hakuin. Transtornados de raiva, eles foram correndo até o mestre zen e, entre gritos e acusações, contaram-lhe que a filha havia confessado que ele a engravidara. tudo o que ele disse foi:

- É mesmo?

As notícias sobre o escândalo espalharam-se por toda a cidade e fora dela. O mestre perdeu sua reputação. Isso não preocupou. As pessoas deixaram de procurá-lo. ele não se importou com isso também. Quando a criança nasceu, os avós a levaram para Hakuin.

- Você é o pai, então cuide dela.

O mestre cuidou do bebê com o maior carinho. Um ano depois, a mãe, consumida pelo remorso, confessou aos pais que o verdadeiro pai da criança era o rapaz que trabalhava no açougue, profundamente constrangidos, eles foram procurar Hakuin para se desculpar e pedir seu perdão.

- Sentimos muito. Viemos buscar o bebê. Nossa filha confessou que você não é  o pai dele.

- É mesmo? - o mestre se limitou a dizer enquanto entregava a criança.

Hakuin responde à falsidade  e à verdade, à boa e à má notícia, exatamente da mesma maneira: " É mesmo?" ele permite que a forma do momento, positiva ou negativa, seja como ela é e, assim, não se torna um participante do drama humano. Para Hakuin, existe apenas o momento, que sempre é como é. Os acontecimentos não são personalizados. Ele não é vítima de ninguém. Dessa maneira, alcança tal unicidade com o que acontece que os eventos deixam de ter poder sobre ele. Somente quando resistimos ao que ocorre é que ficamos à mercê dos acontecimentos e o mundo determina nossa felicidade ou infelicidade.

O bebê foi cuidado com muito carinho. O mal converteu-se no bem por meio do poder da não-resistência. Sempre respondendo ao que o momento presente requer, Hakuin deixou o bebê ir quando chegou a hora de fazer isso.

Imagine rapidamente como o ego teria reagido durante os vários estágios desse acontecimento."

Texto extraído do livro:
O DESPERTAR DE UMA NOVA CONSCIÊNCIA - ECKHART TOLLE

Olá queridos(as) tudo bem?

Como diz o texto, o melhor é permitir e aceitar os fatos que ocorrem em nossa vida com amor e iluminação.

Quando sofremos por uma determinada situação, nos permitimos a esse sofrimento. 

Vejam que sempre acabo batendo na mesma tecla. NÓS SOMOS 100% RESPONSÁVEIS POR TUDO O QUE NOS ACONTECE.

Quanto mais dar importância, reclamar, resmungar, criticar, culpar os eventos e os outros, você está fugindo a sua responsabilidade. Sobre sua vida, o responsável é você mesmo. Então evite culpar os outros pelas suas decisões. E também, pedir conselhos para decidir é o mesmo que pedir para que o outro seja responsável por sua vida e isso significa apenas que você não tem coragem de assumir seus riscos e sua vida.

Pessoas inseguras, ciumentas, rancorosas, raivosas nada mais são que pessoas imaturas emocionalmente. Quando mais quiser que tudo esteja dentro do seu controle, mais sofrerá, pois o Universo tem outros movimentos para as demais pessoas. 

Entenda que por melhor que ache que as coisas devam ser, elas estão perfeitamente onde devem estar e o que acontecer, simplesmente está dentro da perfeição do Cosmo.

Pare, respire, observe sem julgamento, sem medo, aceite, permita-se compreender dentro de você sem se expressar. Só você pode decidir e sabe que o que decidir é o melhor pra você. Independente das consequências. É o melhor para você neste momento. 

Lógico que quando se trata de coisas óbvias, como colocar a mão no fogo. Você sabe que vai se queimar, portanto neste momento, não existe o medo, só a estupidez.

Tentar obter todas as respostas do mundo e da vida só fará com que seu tempo seja usado para pesquisas e na verdade, você deve usar esse conhecimentos no seu dia-a-dia de forma natural, sem ansiedade de conseguir resultados, sem ansiedade de saber se é certo ou errado. Simplesmente aceite os fatos da vida de forma carinhosa e amorosa. 

Ansiedade é um veneno para a alma e para a vida, pois com ela você entra em precipitação. E então, será como andar no escuro, direto para o precipício. É isso que você quer?

Ansiedade nos dá um nó no estômago e faz com que misturemos as emoções sem conseguir definir o que é e do que se trata. Existe a necessidade de filtrar essas emoções, observá-las, sem julgamento e saber que estão ali, respirar fundo e perceber que são apenas emoções geradas de fatores externos ou internos que precisam ser apenas localizadas e com isso, elas se dissipam, pois uma vez identificadas, perdem a força.

Só existem dois sentimentos na vida AMOR e MEDO, o AMOR tem derivações de carinho, compreensão, compaixão, alegria. felicidade, bem estar... o MEDO tem como variações, ansiedade, raiva, mágoa, revolta... Qual deles você quer pra você?

O amor aceita o medo recusa. O amor acolhe o medo repulsa. Agora entende a lei da atração?

Quanto mais medo tem de perder algo, você o perde, quanto mais medo você tem de não alcançar o que deseja este ficará cada dia mais longe de você, e lembre-se, medo é uma palavra, pois existem suas derivações. 

O que você quer para você?

Eu quero o amor, eu quero a compaixão, eu quero a luz. Sob a luz, nenhuma sombra resiste.

Seja observador de tudo, sem julgamentos, observe e perceba.

LUZ, AMOR e GRATIDÃO

Um comentário:

  1. Texto riquíssimo! Cheio de verdade, nos faz pensar sobre muitas coisas. Embora seja difícil compreender "como" por exemplo algumas situações caóticas acontecem desestruturando tudo aquilo em que você acredita, assim, de uma hora para outra, quando você estuda, aprende, pesquisa e ensina exatamente sobre o assunto aqui descrito. Daí me pergunto, "como" posso ter atraído tal infortúnio para minha vida, sem nem sequer ter imaginado?
    Bom fim de semana! Vy

    ResponderExcluir