sábado, 4 de junho de 2011

DISCUSSÕES


‎"As discussões só servem para aumentar a crispação ou o mal-estar de algumas pessoas, mas nem favorecem a compreensão, nem são o melhor procedimento para defender as nossas opiniões ou direitos."
Maria Jesús Aláva Reyes
Do livro: A Arte de arruinar a própria vida

Olá amados, tudo bem?

Eis um assunto muito interessante, "DISCUSSÕES", muitos dizem que não levam a nada, que devemos deixar para lá, que não devemos dar ouvidos. Outros dizem que precisamos nos impor, deixar tudo claro, colocar os pingos nos "Is".

Todos estão certos dentro de suas experiências e vivências. Mas existem formas e formas de defendermos nossa posição e opinião, sem deixar que o calor da conversa se torne uma fogueira difícil de ser controlada.

Arianos, Leoninos e Sagitarianos sabem muito bem o que é ter o elemento fogo como principal elemento em seu mapa, mas esse fogo pode ser controlado e utilizado de forma positiva, deixando seu lado mais vil em descanso.

Saber conversar é uma arte. Aprender a ouvir, buscar o melhor momento de se pronunciar e o mais importante, como fazer isso, sem deixar dúvidas sobre nossos objetivos e opiniões.

Qualquer início de conversa deve ser feita com a mente e o espírito em PAZ. Quando você percebe que está equilibrado emocionalmente, é mais fácil dizer o que é necessário. Eu em particular, gosto quando não se há necessidade de palavras, quando as pessoas conseguem observar a linguagem do corporal, o tom da voz, as palavras usadas e com isso buscar somar a conversa, mais e mais sementes que serão germinadas e darão ótimos frutos. 

"O SILÊNCIO É DE OURO, A PALAVRA É DE PRATA"

Muitos, em suas discussões,  utilizam muito mais o próprio Ego, querendo ter a última palavra, ou justificando tudo e mais um pouco, de uma simples pergunta que lhe foi feita. Usar erroneamente as palavras é o início de uma grande confusão...

Saber utilizar o silêncio, saber observar a linguagem corporal se torna fácil quando aprendemos a OBSERVAR, no SILÊNCIO. É como se distanciar do quadro e poder avaliar todas as opções, oportunidades, caminhos alternativos. É realmente MEDITAR em ação e conseguir ser assertivo.

"O que é assertividade?


O termo assertividade origina-se de asserção. Fazer asserções quer dizer afirmar, do latim afirmare, tornar firme, confirmar e declarar com firmeza. (...)


A postura assertiva é uma virtude, pois se mantém no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão).

O significado de assertividade tem sido distorcido, promovendo resistência nas pessoas. Muitos entendem que ser assertivo é ter apenas uma comunicação sincera e objetiva, sentido-se com o direito de dizer muitos "nãos" e poucos "sims" aos outros, "doa a quem doer e custe a quem custar". (...)

No ambiente profissional, o perfil assertivo é cada vez mais valorizado, principalmente num mercado de mudanças contínuas, que exige decisões objetivas e focadas nos resultados esperados e que considera relevante a construção de parcerias. A técnica assertiva "aposta" na mudança de comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade

O comportamento assertivo é ativo, direto e honesto, transmitindo uma impressão de auto-respeito e respeito pelos outros. (...)

Uma pessoa assertiva vence pela influência, atenção e negociação, oferecendo ao outro a opção pela coorperação. Não oferece retaliações e estimula a comunicação de mão dupla. (...)

Ser assertivo é dizer "SIM" e "NÃO" quando for preciso. (...)

Para se tornar uma pessoa assertiva, você precisa se fortalecer com as atitudes que chamamos de base para comportamento assertivo. Sem elas, é impossível desenvolver uma comunicação em que você afirma seu eu sem massacrar o eu do outro. "



Dentro dessa neutralidade, é possível encontrar um acordo para todos os problemas. discutir o problema é perder tempo, se conseguirmos buscar soluções e alternativas, ai sim, é encontrar um caminho pra resolver os conflitos. E para que isso aconteça, temos que manter uma postura emocional madura. Essa postura é baseada no equilíbrio emocional, no conhecimento existente sobre o assunto, na sinceridade envolvida, no comprometimento geral de todos os envolvidos.

A comunicação perfeita, para mim, está na telepatia, na comunicação entre almas, pois só há verdades, nada é omitido, a alma é franca, aberta, por isso se diz: "FALE COM A VOZ DO CORAÇÃO". Passamos por diversas mudanças nessa vida. Seja a mudança física, mental, biológica, empresarial, com seus conceitos, normas, tendências, o clima, tudo isso causa em muitos questionamentos, percebo que várias pessoas querem e necessitam que seus "POR QUÊS" sejam respondidos. Ai eu pergunto: "PRA QUÊ?"

Se colocarmos no papel, veremos que muitas de nossas discussões poderiam ter sido evitadas com algumas perguntas feitas a nós mesmos, antes de entrarmos em debate.

POR QUE EU PRECISO DISSO?
PRA QUE EU PRECISO DISSO?
TEM CERTEZA QUE PRECISO DISSO?

Se todas as perguntas forem afirmativas, então sugiro que respire fundo, monte seu plano de negociação e vá a luta, mas se uma dessas perguntas tiver uma resposta negativa, então é melhor voltar a mesa e retraçar seu projeto.

Siga um caminho de paz, tranquilidade, serenidade. Quando nos mantemos nesse estado, com certeza, as pessoas entenderão o que temos a dizer, compreendendo é que seremos compreendidos. É dando que se recebe!

O que você quer para você?

Para mim, quero os melhores relacionamentos, os melhores resultados, pois não serão só pra mim, mas para todos que estão a minha volta. Semelhante atrai semelhante e permito que pessoas de relacionamentos antigos se afastem, bem como as recentes, como permito a aproximação de outras novas e mesmo das antigas em um novo contato. Como um recomeço.

É tão bom manter a paz de espírito, vamos treinar o silêncio e a observação. Vamos nos permitir crescer em nós mesmos arte de sermos mediadores de nossas emoções

LUZ, AMOR e GRATIDÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário