quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

O diálogo mostrará o caminho - Por: Fábio Feldmann


Olá querido(a) tudo bem?

Este texto foi cedido gentilmente por um colaborador especial. Ele mesmo, Fábio Feldmann, que como todos nós, acredito que a grande maioria que conheço, batalha, vibra, vive uma melhora de nosso planeta.

O que ele faz, é público, notório, mas temos muitos outros exemplos de pessoas que praticam suas AÇÕES no anonimato. Você que também faz pelo seu mundo algo para transformá-lo, sabe o quanto é grandiosa essa luta e podemos mudar nosso fim, mesmo que este nosso meio esteja complicado. Vamos conscientizar, humanizar, construir, juntar forças, só assim podemos ter resultados grandes!

Precisamos da biodiversidade e se não comerçarmos por nossa casa, cuidando de nosso meio ambiente, então o que produziremos para o mundo?

É possível, não somente com a agricultura, mas em diversos ramos da indústria, comércio, micro, pequenas, médias e grandes empresas contribuir para uma melhoria em sua região. Comece por ela, pela sua região. Vamos buscar em conjunto soluções para os problemas existentes, reclamar, questionar e não arregaçar as mangas, só irá empurrar o problema com a barriga, literalmente. Vamos movimentar ! E mesmo que você não queira se movimentar, então entre em contato com alguma ONG ou Associação e veja o que é possível realizar.

LUZ, AMOR e GRATIDÃO

O diálogo mostrará o caminho



Temos acompanhado a polêmica do Código Florestal, principalmente após a divulgação do novo relatório, que propõe mudanças drásticas, no sentido de afrouxar a legislação existente no que tange às nossas florestas – tema de extrema importância para o futuro do Brasil e do planeta.
Pela nova proposta, há uma redução das exigências de reserva legal e APP’s (áreas de preservação permanente), bem como a possibilidade de concessão de anistia ampla e irrestrita aos desmatadores, o quê certamente aumentaria ainda mais o índice de desmatamento no Brasil, que já é alarmante.
Ocorre que muitos estão se esquecendo de que a preservação ambiental é fundamental para a continuidade das atividades de quem produz no campo. Proteger o entorno das nascentes de água é garantir a perenidade desse recurso para as próprias atividades agropecuárias; proteger a vegetação em áreas com alta declividade significa evitar os deslizamentos de terra, bem como proteger as matas ciliares significa impedir o assoreamento dos corpos hídricos e proteger as benfeitorias de eventuais enchentes e inundações.
É possível praticar uma agricultura de alto valor econômico com conservação dos recursos naturais. Os pequenos e médios agricultores também têm muito a ganhar se formos capazes de demonstrar que, com a conservação desses recursos, eles podem ser beneficiados com políticas de crédito e financiamento associadas à idéia de serviços ambientais.
Entendo necessária a retomada de uma negociação entre as partes interessadas, com vistas a se definir o que é bom para o Brasil e para o planeta.
Só assim avançaremos no debate.
Publicado originalmente em: Caderno 360

Nenhum comentário:

Postar um comentário